-
Arquitetos: Pratique Architecture, fanum architecture
- Área: 78 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Gautier Baufils
-
Fabricantes: NP Rolpin, Serge Ferrari
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto busca sua inspiração na herança arquitetônica romana. Além dos vestígios, permanecem hoje princípios e termos da arquitetura romana, como o fórum: mais do que uma forma arquitetônica, o fórum representa um espaço - virtual ou não - de livre comércio, socialização e debate. Na praça, onde o projeto acontece, fragmentos de colunas antigas conversam com as novas de madeira. Uma conversa atemporal acontece entre o imutável e o imortal diante do efêmero e do mutável.
Assim como o fórum, o projeto é concebido como um lugar de vida, um lugar de trocas e representações. Como em um templo, uma colunata forma um peristilo (pátio rodeado por colunas), oferecendo um passeio na fronteira entre o interior e o exterior, brincando com o enquadramento e o jogo de sombras e luzes. Descobre-se no vazio das colunas assentos que permitem isolar-se. No centro do dispositivo ergue-se um monólito de madeira, abrigando uma longa mesa, um objeto de convivência e troca que contribui para transformar este lugar em um espaço de possibilidades.
O fórum encontra suas proporções e limites na relação que mantém com o jardim, respondendo à geometria rigorosa formada por um muro de plantas. A essência desta arquitetura reside na repetição de um módulo de coluna com uma verga. Feitas apenas com painéis de compensado de pinus marítimo, as diferentes partes são montadas por um sistema de encaixes. Este princípio construtivo permitiu limitar o tempo de montagem no local na construção deste volume de 12,5 metros de comprimento, 6,25 metros de largura e 5 metros de altura.
Auxiliados por três carpinteiros, os arquitetos e designers também foram construtores de sua obra. A construção foi um verdadeiro momento de troca e invenção coletiva.