-
Arquitetos: Gávea Arquitetos
- Área: 21 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Kok
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Zero é o protótipo de 11 abrigos construídos para servir a um programa de retiro espiritual dentro da floresta. Estas cabanas foram pensadas a partir da floresta, para que eventualmente voltem a ser floresta um dia.
Estas cabanas se destacam por sua dualidade marcante e complementar na maneira como se apresentam aos seus ocupantes e se integram à paisagem circundante. Enquanto oferecem um ambiente interno de introspecção e acolhimento, caracterizado pela madeira natural, criam um contraste eloquente com suas varandas em madeira pintada de preto. Estas varandas proporcionam uma abstração deliberada do espaço construído, inserindo os residentes em um contato direto e expansivo com a natureza, em um gesto de contraste consciente.
Considerando a dificuldade de acesso ao terreno, a Cabana Zero foi pensada como uma estrutura modular de madeira, elevada do solo, minimizando a alteração da topografia, facilitando o sistema e o processo construtivo. As aberturas são amplas, permitindo a entrada de luz natural e garantindo a ventilação adequada. Toda a madeira existente no terreno, de um antigo galpão existente no local, foi reaproveitada na construção das cabanas.
Cada cabana é composta por um espaço interior, banheiro seco e varanda. As águas residuais são tratadas de forma ecológica, através de um sistema que envolve um círculo de bananeiras.
A vegetação ao redor do abrigo é mantida o mais natural possível, com trilhas planejadas para permitir o acesso a áreas específicas da floresta sem causar danos à vegetação.