Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 2 de 42Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, Tijolo, FachadaTermas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 4 de 42Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, VigaTermas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Mais Imagens+ 37

São Pedro do Sul, Portugal
  • Autoria: João Mendes Ribeiro
  • Coordenação De Projeto: Joana Brandão
  • Colaboração: Ana Cerqueira, Catarina Fortuna, Cláudia Santos, Jorge Teixeira Dias, Patrícia Selada, Sérgio Braga da Cruz, Susana Neves, Vanessa da Costa Ferreira
  • Paisagismo: João Gomes da Silva (Global Arquitectura Paisagista)
  • Colaboração Paisagismo: Rita Rodrigues
  • Conservação E Restauro: Fernando Marques
  • Fundações E Estruturas: Paulo Maranha (ECA Projectos)
  • Instalações Hidráulicas: Vítor Ribeiro (ECA Projectos)
  • Instalações Eléctricas: Luís Ribeiro (ECA Projectos)
  • Instalações Mecânicas: Pedro Dias (ECA Projectos)
  • Segurança Contra Incêndio: Paulo Sampaio (ECA Projectos)
  • Condicionamento Acústico: Celsa Vieira (ECA Projectos)
  • Comportamento Térmico: Celsa Vieira (ECA Projectos)
  • área De Implantação: 467 m2
  • área Do Terreno: 2806 m2
  • Cidade: São Pedro do Sul
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Exterior, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço termal romano de S. Pedro do Sul situa-se na margem do rio Vouga, a cerca de 500 metros da nascente de água termal. O edifício, de fundação romana (séc. I d.C), manteve até hoje grande parte da sua estrutura primitiva e encontra-se classificado, desde 1938, como Monumento Nacional. A sua diversificada ocupação ao longo dos séculos ficou marcada por pequenos sinais, que não impediram, no entanto, a prevalência da estrutura romana inicial, mantendo-se ainda grande parte das paredes e o arranque das coberturas da época romana. O projecto de valorização, reabilitação e conservação teve como base a recuperação do edifício, propondo a intervenção mínima necessária para a sua utilização e correcta percepção. A recuperação das características mais marcantes do ambiente do período romano foi trabalhada a partir da escala, da luz e da presença da água.

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 6 de 42
© Alexander Bogorodskiy
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Exterior, Janela
© Alexander Bogorodskiy

No volume a nascente procurou-se repor as dimensões originais do espaço, bem como os sistemas construtivos e os materiais tradicionais. Recuperou-se ainda a geometria da fachada, nomeadamente a métrica de cheios e vazios, através da reconstrução criteriosa das paredes.

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, Viga
© Alexander Bogorodskiy

A poente, no edifício de origem romana, optou-se por manter a ideia de ruína, trabalhada quer como vestígio arqueológico, quer como matéria expositiva. A sugestão da forma e da escala do espaço romano é dada pela reposição da altura original do edifício, bem como pela construção de uma abóbada em tijolo que segue a configuração da abóbada romana original, marcada nas paredes de topo. A nova abóbada destaca se das estruturas existentes, suspensa a partir da cobertura e sem tocar nas paredes romanas. O ambiente luminoso original das termas romanas é recuperado com a introdução de luz zenital, através de um lanternim inclinado a sul, captando a maior quantidade possível de luz para o interior.

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 4 de 42
© Alexander Bogorodskiy

No exterior, o tanque de água fria e a piscina natatio foram recuperados e a natatio revestida com opus signinum, à semelhança do período romano. A reconstrução do corpo nascente do edifício foi feita de forma a não tocar no limite original da natatio, trabalhando em balanço e criando um desnível no interior da recepção.

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Alexander Bogorodskiy
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 23 de 42
Planta e corte
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 2 de 42
© Alexander Bogorodskiy
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 36 de 42
Croqui
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

De acordo com as sondagens arqueológicas, desenvolvidas pela arqueóloga Helena Frade, existiam evidências de um peristilo que circundava a natatio, que originou o desenvolvimento de um projecto de montagem das colunas, fragmentadas e dispersas pelo terreno, desenvolvido por João Gomes da Silva. A montagem foi baseada num inventário de todos os elementos existentes, utilizando o processo de anastylosis e a proporção e êntase do cânone proposto por Vignola, completada por novos elementos que, de acordo com a Carta de Atenas, se destacam dos existentes. Complementarmente ao peristilo, foi acrescentado um muro que acentua a entrada no peristilo.

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pilar
© Alexander Bogorodskiy
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 29 de 42
Axonométrica
Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Fotografia de Interiores, Viga
© Alexander Bogorodskiy

A importância da água no edifício termal é resgatada, voltando a ser o elemento central do espaço. Esta recuperação é feita na tentativa de recriar a atmosfera termal romana, imprescindível para a compreensão e leitura do espaço. O sistema de captação e condução da água é recuperado, permitindo que exista um circuito hidráulico por todo o edifício, associado a uma ideia de percurso, complementado pelo reuso do tanque exterior de água fria e da piscina natatio. A água adquire assim uma conotação lúdica, cruzando-se com a história e a gravidade do edifício pré-existente, numa nova leitura baseada em relações visuais e auditivas, indiciando percursos ou antevendo espaços.

Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro - Imagem 19 de 42
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Pedro do Sul, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Termas Romanas de São Pedro do Sul / João Mendes Ribeiro" 07 Ago 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1019797/termas-romanas-de-sao-pedro-do-sul-joao-mendes-ribeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.