-
Arquitetos: BOX arquitectos
- Área: 350 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A10 é o resultado da adaptação de um armazém industrial, a instalações sociais fabris. O programa é definido por áreas administrativas, escritórios e gabinetes médicos, assim como pelo refeitório com zona de lazer e instalações sanitárias, dotadas de balneários.
O espaço caracteriza-se por uma enorme amplitude. O programa distribui-se funcionalmente de forma sequencial desde a zona administrativa até ao espaço de convívio dos trabalhadores. A arquitectura caracteriza-se pelo aproveitamento de toda a volumetria do armazém, “depositando-se” neste grande espaço os vários espaços funcionais como se de “contentores de carga”, se tratasse, quando estacionados, arrumados, à espera de serem transportados.
O conceito, materializa a memória da indústria, expressa na utilização actual do armazém. Neste sentido, a volumetria das zonas funcionais ocupa o espaço, sem utilizar toda a altura do edifício. Numa clara descodificação da pré-existência, os elementos estruturais permanecem, reforçando a ideia dos contentores arrumados no hangar.