-
Arquitetos: Coplanar Arquitetura
- Área: 93 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Maurício Araújo
-
Fabricantes: Arauco, Duratex, Eliane, Ton Petit Jardin, Ubi Azulejos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após mais de um ano em busca do apartamento ideal para reformar, o jovem casal e seus dois gatos, Bartô e Fred, encontraram um imóvel de 93 metros quadrados em uma superquadra na Asa Sul, no Plano Piloto de Brasília. Dos três dormitórios, o primeiro foi transformado em escritório, o segundo mantido como futuro quarto de criança, e o terceiro convertido em suíte, com a adição de um banheiro aproveitando o espaço do antigo banheiro de serviço e lavanderia.
Para ampliar a área social, melhorar a ventilação cruzada e valorizar a iluminação natural, a cozinha foi integrada à sala de estar. A divisão entre os ambientes é marcada pela diferença de pisos: tacos de madeira restaurados nas áreas secas e porcelanato cimentício nas áreas molhadas, além de uma viga de concreto aparente no teto.
Em consonância com a linguagem modernista dos blocos de superquadra de Brasília, a viga e a laje no teto tiveram o seu reboco descascado em toda a sala de estar e no corredor do apartamento, valorizando e ressaltando a rusticidade do concreto aparente utilizado para erguer o bloco de superquadra, tão antigo quanto a própria cidade, ambos inaugurados em 1960. O fechamento do corredor, instalado para possibilitar a climatização da sala de estar e para manter os gatos do lado de fora do núcleo íntimo da casa durante a noite, é uma porta pivotante piso-teto, que quando aberta, preserva a continuidade aparente da viga e da laje em concreto, e também do eixo de cor verde que se inicia na porta de entrada do apartamento, contorna o volume da bancada da cozinha voltada para a sala, e segue até o final do corredor.
O antigo núcleo cozinha-lavanderia-quarto de serviço-banheiro de serviço teve as suas divisórias demolidas e repensadas para priorizar as demandas do jovem casal. Junto à sala, desejavam uma cozinha ampla e integrada, com bancadas generosas e bastante espaço de armazenamento, para que pudessem cozinhar juntos e socializar com os amigos enquanto preparam a refeição em dias de visita.
Como plano de fundo da cozinha, um painel de azulejos criado especialmente para este projeto pela Ubi Azulejos é mais um elemento do projeto que, juntamente com os cobogós, o concreto aparente, o piso de tacos e as amplas janelas com vista para a área verde, celebram e valorizam o melhor da arquitetura tradicional dos blocos de superquadra de Brasília.
A nova lavanderia é construída no lugar da antiga cozinha, em um volume revestido por azulejos, com um janela de correr em vidro para passagem de luz natural e ventilação no topo. No lugar da antiga lavanderia, foi construído o banheiro da suíte, com ampla vista para os cobogós que recebem a luz da manhã, protegidos por vidros jateados de correr para preservar a privacidade dos moradores.