-
Arquitetos: Comte & Vollenweider Architectes
- Área: 4110 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takuji Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O contexto urbano deste projeto é significativo para a evolução do tecido da cidade. Observamos uma transição da morfologia individual para habitação coletiva. O projeto propõe estender o caminho pedonal do Chemin des Gourettes até o shopping, criando assim uma conexão com o leste da cidade. Esse caminho permite a preservação do pequeno curso d'água existente.
O terreno adjacente é tratado como um espaço paisagístico por meio da criação de jardins em conexão direta com o shopping, enriquecendo-o com vida social e criando um espaço compartilhado para os moradores. Alinhado com o projeto vizinho "les Passantes", o volume é composto por passagens externas, que mais uma vez criam um lugar para a vida social como uma extensão direta da habitação e em conexão com a paisagem.
A abordagem ambiental é o fio condutor do projeto; a economia do solo, a preocupação com as contribuições naturais do entorno, a implementação de materiais sustentáveis e a redução do consumo de recursos naturais são assuntos abordados.
Um apartamento bem orientado, bem isolado, bem ventilado já constitui uma boa base para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Com a fachada do edifício sendo de 11,60m, todas as acomodações se beneficiam de uma boa ventilação, luz natural e dupla orientação. Cada cômodo se abre para uma espécie de galeria, um espaço adicional protegido por telas que gerenciam o conforto térmico e a privacidade.