-
Arquitetos: Álvaro Siza Vieira
- Área: 556 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pedro Cardigo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O declive em relação à rua de acesso e a vontade de atuar apenas no essencial no que diz respeito à topografia e à vegetação do terreno orientaram a organização do programa da Casa Colien em um volume compacto que desce de forma escalonada o declive do terreno.
O projeto prevê a garagem e o acesso no nível da rua, distribuindo abaixo três níveis articulados por uma caixa de comunicação vertical (escada e elevador): o piso -1 com cozinha, sala de estar e jantar, o piso -2 com dormitórios e o piso -3 com sala de estudos, banheiro e lavanderia, no mesmo nível em que se encontra a piscina, com uma faixa de água visual.
Um plano de concreto que cobre a saída para jardim em toda a distância desde a cozinha estabelece a relação com a rua - uma plataforma que permite o acesso de pessoas e carros e libera o jardim de possíveis rampas sinuosas e íngremes, respeitando a vegetação existente.
Cada nível da casa oferece um terraço que amplia o espaço interno enquanto se aprecia a beleza natural da paisagem e a vista de 180º de leste a oeste.
Por fim, a arquitetura responde à intenção de perturbar o mínimo possível o entorno e de aproveitar a paisagem sem alterações na construção. O volume enérgico, enfático e preciso se estabelece como o terreno e se contrapõe ao concreto aparente.