-
Arquitetos: Ateliê AU, Estúdio Brasileiro de Arquitetura
- Área: 60 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Fernando Jaeger, Granidomus, Ladrilar, Mais Led, Serralheria Rio Jordão, Topseal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma tem o privilégio de contar com dois panoramas inigualáveis, aos fundos o jardim de Burle Marx e na frente a emblemática avenida Paulista. A sorte na posição geográfica também acontece no lindo Edifício Paulicéia, projeto de 1959 dos arquitetos Gian Carlo Gasperini e Jacques Pilon. Dada as circunstâncias, para o desenho resta adaptar, valorizar e propor pequenas alterações que configurem um projeto mais adaptado aos dias atuais.
A ideia principal era criar um apartamento fluído, aberto para ambas as vistas, sem grandes modificações, o espaço voltado a Avenida Paulista continua o mesmo, com sala de estar e dormitório, o banheiro, generoso como o padrão da época, foi transformado em um banheiro para a suíte e outro social. A cozinha teve sua posição invertida, a fim de criar um balcão aberto para o pátio central, a lavanderia teve sua posição inicial mantida.
Sobre os materiais, a fim de valorizar o projeto original, o piso em tacos de madeira foi mantido na sala de estar e dormitório, para a área molhada foi proposto ladrilho hidráulico. A estrutura do edifício se faz com grandes paredes em concreto armado, foi partido principal do desenho de interiores mantê-las expostas. A iluminação busca ser o mais discreta possível e se faz toda indireta a partir de luminárias metálicas, ora presas no teto, ora nas paredes. Nas bancadas, a opção foi concreto armado.
Para a marcenaria, um desenho simples dos móveis necessários, todos em freijó se juntando as peças que o proprietário já possuía busca fazer um conjunto delicado e singelo, assim como as intervenções propostas.