-
Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 110 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, Efapel, GLS, LOGOS, Microsoft, SANINDUSA/BRUMA, UDECK
Descrição enviada pela equipe de projeto. A conversão de um apartamento no último piso num duplex num edifício no centro da cidade de Lisboa envolveu uma remodelação cuidadosa para desenhar uma vivência fluida e bem iluminada. Anteriormente, o apartamento tinha inúmeros quartos interiores, resultando num layout demasiado compartimentado. O nosso projecto procurou desenhar uma planta mais aberta com quartos salubres e espaços bem ventilados.
A antiga cozinha, localizada ao fundo do apartamento, foi transformada numa master-suite com walk-in closet. Esta alteração resultou no duplex com duas suites agora apresentando, juntamente com uma ampla área social virada a sul, oferecendo vistas agradáveis sobre a cidade e o casario envolvente.
Os quatro quartos interiores pré-existentes sofreram alterações muito significativas: um deles foi convertido em instalação sanitária social e escadas de acesso ao piso superior; outro passou a walk-in closet de uma das suites; um terceiro, passou a walk-in closet com instalação sanitária completa. Por fim, a quarta divisão interior foi convertida numa elegante kitchenette, estrategicamente posicionada para aproveitar a luz natural e virada para a fachada principal.
Para aumentar a iluminação natural, forom colocados três lantenins no piso inferior, inundando a área de estar com Sol durante o dia e possibilitando ver o céu à noite. Além disso, de modo a encurtar o corredor central do apartamento, foi estrategicamente colocado um ripado junto ao hall de entrada, permitindo a passagem de luz e resguardando, ao mesmo tempo, a cozinha aberta para a sala.
Para o piso superior, pensou-se num espaço versátil como uma sala multi-usos, complementada com um terraço com vistas panorâmicas do estuário do Tejo e do casario circundante. Foram usados alguns materiais tradicionais tipicamente portugueses como o mosaico hidráulico. A inclusão de MDF lacado na cor branco e a pedra de mármore pele de tigre na kitchenette adiciona um toque contemporâneo, fundindo-se perfeitamente com a estética geral.
Foi ainda desenhado um novo padrão de mosaico hidráulico especificamente para este projecto, adicionando um toque único e personalizado a todo o espaço. Espera-se ter alcançado um equilíbrio harmonioso entre funcionalidade contemporânea e algum charme tradicional, desenhando um apartamento duplex verdadeiramente convidativo e elegante no coração de Lisboa.