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Arquitetos: andblack design studio
- Área: 370 370m2
- Ano: 2024
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Fotografias:Vinay Panjwani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma região onde os sistemas de educação tradicionais dominam o setor, a Bloomingdale International School em Vijayawada, Índia, destaca o poder transformador da arquitetura paramétrica em ampliar os limites da educação e desafiar normas convencionais. É a única Escola Internacional no estado de Andhra Pradesh que tem em seu valor central uma visão de proporcionar uma educação que é não convencional, que procura ir além do que outras pré-escolas na região e trazer uma mudança de paradigma na educação precoce através de um projeto arquitetônico cuidadoso.
A pré-escola ocupa uma área de 370 metros quadrados dentro do campus, adjacente ao prédio escolar existente. Conectando os dois prédios há um pátio seguindo a topografia do local e ascendendo em direção à nova extensão como se estivesse subindo uma colina. Essa disposição do local, juntamente com a necessidade de atender cerca de 100 alunos, ofereceu aos arquitetos a oportunidade de desenvolver algo único para o campus escolar. O resultado é um projeto que desafia a noção do que uma escola deveria ser. Isso é feito unindo a forma construída, a paisagem e os interiores em uma única entidade, usando organização espacial não convencional, tecnologia moderna e materiais robustos.
Alinhada com a sua visão, a arquitetura da Bloomingdale International School rompe as normas típicas dos projetos escolares. Em vez das tradicionais salas de aula em forma de caixa cria-se um espaço interno ondulante de 278 metros quadrados; o layout imagina salas de aula como espaços fluidos e interconectados que promovem movimento livre e interações.
O projeto funde harmoniosamente espaços para brincar e aprender, esfumaçando as linhas entre os dois. O pátio contribui para esse efeito, adaptando-se como um playground, uma sala de aula, um anfiteatro ou uma piscina, conforme a função exige. Essa experiência espacial única é ainda mais aprimorada pelo uso de painéis de vidro de altura total. Ao fazer isso, o projeto elimina a compreensão do que é dentro e o que é fora, tornando a paisagem uma extensão do espaço construído e vice-versa.
Outro ponto de partida da arquitetura escolar convencional é a dependência da forma construída em vez da utilização de cores vivas para gerar interesse visual. Central a essa ideia está o pensamento: "o volume, em vez de ser parte da paisagem, deve ser uma forma da paisagem em si. Isso é evidente pelo telhado curvo e ondulado que emula uma onda ou talvez colinas. Quando alguém vê a edificação desde longe, pode imediatamente vislumbrar a paisagem além, fazendo com que o volume pareça ser parte da cena em si. Uma olhada mais de perto revela a verdadeira engenhosidade do projeto: crianças habitando a edificação como se estivessem protegidas dentro de um casulo".
A forma fluida do telhado - coberto de grama e apoiado em um espaço estrutural desobstruído, sem pilares ou divisórias internas - foi concebida utilizando ferramentas computacionais. Sua genialidade está em como a superfície verde se destaca do restante da forma construída, tornando-a um marco na região. Ainda mais surpreendente é o fato de que a estrutura em si foi realizada dentro de um orçamento limitado, adotando um processo de construção eficiente que considera recursos e tecnologias prontamente disponíveis.
Sua dependência, especialmente de materiais pré-fabricados, é outro aspecto crítico do projeto. O núcleo estrutural do telhado foi erguido no local usando elementos pré-fabricados e técnicas de construção que envolveram placas de junção únicas em cada interseção das seções circulares ocas dobradas ao longo dos eixos X e Y. A curvatura necessária foi alcançada variando as alturas das junções precisamente fabricadas e montadas. Complexidades estruturais na obtenção da pele externa suave foram resolvidas com uma concha de ferrocimento integrada acima da estrutura metálica.
Quando essa estrutura é vista por dentro, o telhado gera um sentido cativante de maravilha e mistério ao mesmo tempo. Elementos estruturais expostos ao longo do teto apresentam um belo contraste com a superfície externa gramada, permitindo que o verdadeiro caráter dos materiais brilhe. O efeito visual desta austera paleta de materiais é intensificado pela luz natural que se dissipa pelas claraboias, pontuando a curvatura contínua e criando um ponto de ancoragem em cada sala de aula. O movimento da luz e da sombra difundindo-se na sala de aula ao longo do dia adiciona outro elemento lúdico ao projeto.
A arquitetura desta escola é única em sua expressão estrutural, inovação em design e firmeza em sua abordagem não convencional, onde cada parte foi cuidadosamente projetada para reinventar o conceito de espaços educacionais e deixar uma boa impressão em seus usuários. O uso de painéis de vidro e telhado jardim, a organização espacial fluida das salas de aula, a pré-fabricação e tecnologias computacionais, e uma forma arquitetônica paramétrica desviam o projeto do "típico volume em forma de caixa", criando uma estrutura distinta, não conformista e lúdica que pode manter viva a curiosidade infantil. Ao fazer isso, a Bloomingdale International School se destaca como uma precursora do poder da arquitetura em moldar o design dos futuros espaços educacionais.