-
Arquitetos: VDV ARQ
- Área: 650 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Federico Carioli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um mirante, uma casa. Localizada em uma área semi-urbanizada da Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, em um lote livre e irregular, cercado por uma exuberante arborização, o projeto para a casa FEN é concebido como um intermediário da paisagem.
Ele se materializa em dois planos sobrepostos e perpendiculares. Enquanto o prisma inferior abriga as áreas sociais e a piscina. No centro, com ventilação cruzada e aberta de ambos os lados, desenvolve-se a sala de estar. Este espaço social tem uma relação plena com o jardim circundante, e se expande através de uma grande galeria contínua. Por outro lado, o plano superior reúne os quartos e outros espaços privados, posicionado de maneira perpendicular, gerando vistas para o próprio lote e para um espaço semicoberto atrás.
No plano inferior, a piscina funciona como um espelho d'água que reflete a paisagem e a introduz no ambiente interno. No vértice de encontro entre os volumes superior e inferior, a circulação vertical, um vazio de dupla altura confere escala ao espaço.
Paralelamente, a cobertura do térreo é utilizada como expansão verde do primeiro nível, devolvendo ao solo o que lhe foi tirado e criando uma nova paisagem, um novo solo em altura, fazendo com que todo o projeto se torne um mirante que dialoga com a nova vegetação.
Materialmente, a casa é resolvida em concreto polido e madeira aparente para os planos e para o sistema estrutural, gerando uma unificação dos espaços e potencializando a horizontalidade do lote. Um sistema de venezianas de madeira permite controlar as vistas para a frente, abrindo-se para o interior do lote, desenvolvido como um filtro de panos dobráveis que controla os espaços abertos e envidraçados, dialogando com o exterior e inserindo um jogo de luzes e sombras.