-
Arquitetos: LUKSTUDIO
- Área: 377 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Wen Studio
-
Fabricantes: Huili
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Taikoo Li Sanlitun, Nikon e Lukstudio apresentam uma nova visão para a loja em Pequim. O desafio foi revitalizar a parte externa do prédio e o interior de 8 metros de altura, diferente dos típicos layouts de shoppings. Lukstudio utiliza a tecnologia e estética das câmeras, misturando inspiração natural e design industrial para criar uma narrativa espacial distinta. Essa abordagem diferenciou a loja dentro do cenário urbano de varejo, reforçando a identidade da marca e a ressonância cultural.
Lukstudio abraça uma filosofia sustentável desde o início, e reaproveita a estrutura existente da parede cortina. Ao organizar meticulosamente as estruturas primárias e secundárias e integrar funções internas e externas, Lukstudio projetou um novo "envoltório" para a parede externa, combinando materiais com diferentes características. A equipe selecionou materiais como metal corrugado, revestimento pedra, painel de policarbonato e bambu. Sua combinação cria uma fachada rica com um jogo visual intrigante de texturas e profundidades. Janelas chanfradas de bambu com tamanhos variados se estendem para fora como visores de câmera, capturando momentos interessantes do ambiente circundante.
Um átrio circular se torna o núcleo do interior, onde várias funções se desenvolvem ao redor. As paredes sinuosas são finalizadas com pintura texturizada bege, que não apenas cria uma conexão visual mas também proporciona uma atmosfera tranquila, graças à sua superfície de redução de ruído. O piso é pavimentado com tijolos reciclados da demolição de prédios antigos em Pequim, uma escolha tanto ambientalmente amigável quanto local. As bases de exibição e prateleiras são feitos de madeira de olmo com detalhes em aço inoxidável, continuando o tema da integração entre natureza e tecnologia. No nível do mezanino, passarelas de vidro e aço inoxidável conectam todos os espaços enquanto fomentam ainda mais um senso de precisão de alta tecnologia. O teto circular no terraço é inspirado na estrutura de múltiplas camadas da lente da câmera.
No workshop, para introduzir mais luz natural e levar em conta as perspectivas entre os dois níveis, os corrimãos das passarelas são feitos de painéis de policarbonato. A estrutura de madeira e alumínio se estende até o fundo da passarela e a parede do primeiro andar. A disposição linear não apenas integra os corrimãos, luminárias e prateleiras em um sistema de design, mas também traz beleza ordenada a esse espaço criativo. A parede temática do outro lado implementa a ideia multifacetada do design externo. Além da tela de exibição, ela também incorpora painéis de tecido com absorção sonora, racks de exibição, painéis de acrílico e entalhes de madeira da montagem das câmeras.
Ao passar pela porta principal, os clientes são recebidos pelo distinto ponto de check-in das lentes, uma característica recorrente em todas as outras filiais urbanas. Atrás da recepção existe um pano de fundo feito de painéis de palha adicionando um toque de consciência ambiental. Na exibição de entrada, um suporte de câmera circular é marcado com uma cruz de metal no centro, chamando a atenção para as exposições como o foco de uma câmera. No lounge, as peças de madeira e alumínio criam mobiliários feitos sob medida que se encaixam ao redor das colunas. O sistema integra assentos, iluminação e prateleiras, e proporciona um local confortável para relaxar.
Nesse espaço, uma dança de luz é esculpida pela arquitetura, transmitindo a ideia de que a iluminação é a alma da fotografia. Durante o dia, o volume e as aberturas de diferentes transparências registram mudanças sutis de qualidades de luz; quando a noite cai, a fachada é uma exibição dinâmica de como diferentes elementos se complementam. A entrelaçamento de luz e sombra não apenas traz poesia ao espaço de varejo, mas também proporciona cenas ricas e variadas para fotógrafos testarem seus equipamentos. Em um complexo comercial movimentado como Sanlitun, Nikon e Lukstudio esperam servir a comunidade fotográfica de Pequim e regiões próximas, proporcionando uma experiência social em que corpo e mente estão em harmonia com o ambiente.