- Área: 165 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa próxima ao Embalse La Florida, na província de San Luis, Argentina, foi inicialmente pensada como uma residência para finais de semana. O projeto envolvia um programa habitual para um casal de sessenta anos a ser construído em um terreno de 15 x 40 dentro de um bairro cercado por colinas.
A casa foi construída quando a região ainda não estava totalmente consolidada, cercada praticamente por terrenos vazios que logo seriam ocupados.
O terreno apresentava uma relação secundária com o seu entorno, e ao observar seus fechamentos laterais, já se podia imaginar o que iria acontecer em breve: a paisagem natural iria desaparecer, os terrenos se tornariam jardins entre telhados e não seria mais possível perceber com certeza onde estaria a água, mudando de um contexto aberto para a paisagem e com vistas distantes, para uma situação típica de casas, cada uma sob sua própria lei.
A proposta foi resolvida em um volume cúbico de 9 x 10 em dois níveis, com uma pequena linha de serviços ao sul e um terraço voltado para o norte.
Como primeiro ato, foi proposta uma estrutura independente de concreto armado com vigas, paredes e lajes. Como segundo ato, envolvemos esse esqueleto com uma dupla parede de tijolos de 11 x 24, criando uma câmara de ar isolante, considerando o impacto que a radiação constante e as altas temperaturas do verão poderiam causar neste local.