-
Arquitetos: Lundgaard & Tranberg Architects
- Área: 23400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj, Jens Markus Lindhe, Anders Sune Berg, Lea Jessen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Axel Towers é um edifício comercial de uso misto, com uma rica variedade de nichos, alturas e diâmetros que equilibram leveza e solidez. As cinco torres são lúdicas, remetendo ao vizinho Tivoli Gardens, e ao mesmo tempo robustas o suficiente para ancorar uma área movimentada de Copenhague. Além disso, oferecem generosos espaços públicos, tanto para as pessoas que circulam no interior quanto ao redor das torres.
O conceito principal une exclusividade com um toque lúdico e despretensioso, em sintonia com a identidade do distrito histórico de entretenimento de Copenhague. No térreo, há restaurantes, cafés e lojas abertos ao público. Nos andares superiores, os escritórios, com amplas vistas da cidade, estão posicionados atrás das fachadas em tons de cobre e dos brise-soleil em relevo. As fachadas circulares garantem espaços de trabalho bem iluminados, todos com vista para a cidade.
Ancorando uma cidade em ritmo acelerado
Para criar um edifício comercial que beneficiasse a cidade, trabalhamos com a Prefeitura de Copenhague e o cliente para mudar o plano do bairro. O projeto original previa um edifício quadrado que ocupava todo o terreno. No entanto, após um diálogo produtivo, o plano foi alterado para permitir um edifício mais alto. Isso liberou 1.700 m² para criar espaços públicos ao redor da praça e entre as torres. As torres, parcialmente entrelaçadas, se destacam do formato tradicional de bloco. Sem uma frente ou verso definidos, Axel Towers pode ser acessado de todos os lados, permitindo a livre circulação pela praça e pelo edifício. Escadas largas e uma praça elevada no interior oferecem espaços públicos tranquilos, servindo como um ponto de referência em uma área movimentada da cidade.
Espaços de trabalho atraentes
Escadas, elevadores e instalações técnicas estão localizados nos núcleos das torres, liberando espaço para grandes e atraentes áreas de trabalho ao longo das fachadas. Isso permitiu novas oportunidades de organização dos escritórios para o escritório de advocacia Gorrissen Federspiel, principal inquilino do Axel Towers. A nova paisagem em Axeltorv reimagina as antigas muralhas verdes que existiam no local. O Axel Towers conecta-se à história de Copenhague enquanto enriquece a vida pública contemporânea.