-
Arquitetos: Node Urban Lab
- Área: 468 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Harsh Nigam
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte da iniciativa ODOP, o distrito de Agra foi identificado como um polo de produção de couro e produtos feitos com este material. Alinhado a isso, o Centro de Capacitação Comum (CFC) Agra foi desenvolvido para fornecer suporte técnico e serviços especificamente para a indústria de calçados na região. O objetivo principal do CFC Agra é melhorar a qualidade dos produtos de calçados produzidos na região e aumentar a competitividade da indústria nos mercados doméstico e internacional.
Para alcançar este objetivo, o CFC Agra oferece uma variedade de serviços aos fabricantes de calçados na região, incluindo treinamento, desenvolvimento de produtos, testes e controle de qualidade, e suporte de marketing. O Centro está equipado com tecnologia de ponta e maquinário para fornecer esses serviços à indústria.
Ao oferecer suporte técnico e serviços, o CFC Agra visa ajudar os fabricantes de calçados a aprimorar suas habilidades e a qualidade de seus produtos, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento da indústria. O CFC Agra foi projetado para explorar o papel e as relações entre a comunidade, o artesanato e o espaço, criando ênfase em espaços internos que facilitam a aprendizagem e a inovação no trabalho artesanal. Aqui, o vocabulário material desempenhou um papel significativo em equilibrar a tranquilidade neste Centro de Capacitação Comum. A ideologia central do design evoluiu a partir do conceito de entrelaçar fios para tecer couros.
O conceito envolve a transformação de matérias-primas em produtos acabados através da arte da interpretação e processamento de ideias, que foi incorporado na fachada do edifício e nas aberturas. A inspiração foi desenvolvida com a fluidez do couro e suas propriedades. A técnica de costura de couro entrelaçado cria padrões intrincados que se assemelham ao trabalho de tijolos expostos em uma fachada modular. Este conceito de design tem como objetivo evocar a textura genuína do couro e do tijolo, oferecendo tanto interesse visual quanto benefícios funcionais como ventilação natural e sombreamento para espaços adjacentes.
O Centro de Capacitação Comum é dividido em três zonas: pública, interativa social e privada. A zona pública apresenta um grande foyer com nós interativos, enquanto a zona interativa social inclui um pátio multifuncional e espaços abertos de exposição. A zona privada abriga oficinas e um terraço aberto. O design integra espaços recreativos, de ruptura e interativos, oferecendo usos versáteis como apresentação de artesanato, exposições e atividades comunitárias. Uma paleta de cores vibrantes quebra as normas tradicionais de design.
Alcançar a fachada desejada envolveu técnicas intrincadas de tecelagem de tijolos, desafiadoras devido à habilidade artesanal necessária com tijolos de argila queimada de alta qualidade. Contextual e socialmente relevante, o design integrou janelas de vidro por trás da fachada de jaali de tijolo exposto, considerando fatores climáticos. O projeto visa unir pessoas, promover aprendizado comunitário e apoiar o desenvolvimento humano integral através de um centro de treinamento multifacetado. Ele proporciona uma plataforma para artesãos aprenderem, praticarem e exibirem suas artes, promovendo crescimento social, econômico e comunitário. A iniciativa visa criar oportunidades de emprego, preservar habilidades locais, promover as artes, cultivar cooperação industrial e restaurar residências e locais de trabalho de artesãos.