-
Arquitetos: PJV Arquitetura
- Área: 938 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alexandre Zelinski
-
Fabricantes: Abrilar, Dois Irmãos Aquecimento e Refrigeração, Elizabeth Pisos e Revestimentos, Feuser Soluções em Alumínio, Flatec Serralheria, Heebe Materiais de Construção, L&L Comércio de Ferragens, Madereis, Otis Elevadores, Premix Concreto, Tato madeiras compensados, Vittra Vidros e Alumínio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O residencial N8 está localizado em uma região de grande expansão urbana próximo a praia em Balneário Piçarras, cidade do litoral norte de Santa Catarina. O edifício é projetado como uma melhor forma de trazer outras relações entre a rua, os habitantes e a identidade da cidade. Constituído por um térreo recuado que dá um espaço entre o edifício e a rua e quatro pavimentos de habitação dispostos entre duas unidades por andar, o residencial N8 garante uma fachada mais ativa para rua, além de conseguir garantir um conforto térmico e lumínico grande pela sua posição privilegiada, com todos os cômodos possuindo grandes aberturas.
A circulação vertical acontece na fachada frontal norte do edifício, escondendo-se atras da sacada e dos volumes de churrasqueiras que compõe a identidade do edifício à rua junto aos tijolos de barro e o concreto aparente.
A disposição de sua planta é racional e compacta apesar de conseguir estabelecer espaços confortáveis e diferentes entres os apartamentos. Ambos os apartamentos tipo têm disposições diferentes, um deles com dois quartos, uma suíte, um living integrado e o outro à leste com um quarto, uma suíte, e um living integrado.
O térreo se estrutura por meio de pilotis, criando um térreo livre, sendo atualmente ocupado pelos estacionamentos, pela entrada do edifício e pelo núcleo de circulação vertical. A morfologia do edifício permite grande conexão com a rua e uma melhor conexão com o passeio, criando certos respiros importantes para a rua e para dentro do edifício, gerando segurança e acessibilidade.
A obra consegue alcançar uma identidade compositiva local se destacando pela sua pureza e expressão, O concreto aparente que transita entre o interior e exterior do edifício, o tijolo a vista que gera conforto interno e ao mesmo tempo traz aspectos naturais para a cidade completam a morfologia do edifício.