-
Arquitetos: StudioVA Arquitetos
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:João Paulo Prado
-
Fabricantes: Deca, Decortiles, Lumini, Punto e Filo, REKA, S2R, Star Móveis, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente com uma planta bastante segmentada, a reforma deste apartamento na capital paulistana, orquestrada pelo StudioVA arquitetos e liderada pelo arquiteto Vinicius Almeida, teve como premissa integrar os principais ambientes de estar, conferindo ares de casa. Nas reuniões iniciais, o cliente, um advogado solteiro, solicitou que a intervenção no imóvel, que havia passado por uma reforma há poucos anos, fosse realizada em fases. O objetivo principal era claro: remover as paredes que dividiam as salas de estar e ambientes de apoio, criando um espaço visualmente integrado, mas com diferentes ambiências parcialmente resguardadas. Para enfrentar esse desafio, o projeto foi desenvolvido em etapas, começando pelo dormitório, ambientes de serviço e por fim as áreas sociais, de maior complexidade.
As paredes que delimitavam as diferentes salas foram removidas, criando uma ampla sala de estar banhada pela luz natural que penetra o interior pelos caixilhos originais da do edifício. No coração do apartamento, o eixo contínuo organiza os quatro principais espaços: sala de TV, sala de estar e jantar, e escritório. Para proporcionar conforto lumínico durante os momentos de relaxamento assistindo a filmes, a nova sala de TV foi estrategicamente posicionada no limite do apartamento, com uma ampla parede cega para a televisão e aparelhos eletrônicos. A sala conta com apenas uma porta de acesso à varanda, garantindo maior controle de luminosidade a partir de cortinas de tecido, que filtram parcialmente a luz, ou blackout. Sublinhando a linearidade do espaço, um móvel com portas de correr ripadas de madeira Freijó, desenhado especialmente para o projeto, mimetiza os equipamentos e contribui ao armazenamento de itens pessoais do morador. A decoração inclui sofá cinza, mesa de centro do designer brasileiro Jorge Zalszupin, mesa lateral por Desmobilia, e banco de madeira para o apoio em dias de recepção com maior número de amigos e familiares – tudo disposto sobre tapete com motivos hexagonais em tons de azul, da Punto e Filo.
Sobre a base neutra, a personalidade e memórias afetivas do morador são expressas por sua coleção pessoal de obras de arte e objetos garimpados em viagens pelo Brasil e mundo. Na parede principal, pinturas de artistas nacionais, pôsteres e objetos como uma máscara e bumerangue, para simbolizar a memória afetiva das viagens do cliente, adornam a composição. Sobre os móveis e o piso, esculturas, cerâmicas e peças em vidro complementam o ambiente. Do lado oposto, a disposição central das salas de estar e jantar funcionam como ponto de interconexão entre os ambientes adjacentes (lazer, serviço e trabalho). O layout é voltado para a cozinha, favorecendo momentos compartilhados. Na composição, sofá LESS do estudiobola, dupla de poltronas existentes, e mesa de centro em ferro. A divisão entre as salas é demarcada por uma delgada estante de madeira. A mudança de acabamento do piso delimita a cozinha. O balcão semicurvo recoberto na base por pastilhas pretas oferece espaço de apoio para o preparo e refeições rápidas. Integrada à cozinha, a sala de jantar acomoda até 10 pessoas. A permeabilidade física e visual entre as salas e o escritório é garantida pelo biombo Joaquim – peça premiada com autoria do Studio Pedro Galasso – que atua como uma estante verde, demarcando a distinção entre os ambientes sem bloquear totalmente a vista. Ao fundo encontra-se a estante Dots, de F.Studio, que possibilita um plano de fundo de memórias para as reuniões e conferências online.
O projeto luminotécnico prioriza o conforto através de sistemas de iluminação indireta que direcionam a emissão de luz em direção ao forro. Evidenciando o conceito de integração presente em todo o apartamento, o dormitório master é integrado à suíte. A bancada atua como divisor entre os dois espaços, com um espelho suspenso sobre uma lâmina de vidro. A madeira do piso de taco se repete na lâmina que reveste as portas dos armários, enquanto as demais superfícies surgem em tonalidades claras. Na parede principal, um painel em linho claro com iluminação indireta serve de base para a cama estofada (LUNA da Casa Pronta Quartos) com enxoval pela Branco Casa. Ainda na composição, cadeira Delgadinha, de Rodrigo Otake, e o aparador Vol.02 com desenho de Vinicius Almeida.