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Arquitetos: StudioVA Arquitetos
- Área: 180 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:João Paulo Prado
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Fabricantes: Arauco, Befive, Belgotex , Decortiles, Docol, Kholer, Lady, Lumini, Luxatec, Mel Kawahara, Punto e Filo, S2R, Saint-Gobain, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste escritório se consolida como um espaço compartilhado para as novas sedes das firmas de advocacia Zockun & Fleury Advogados e Filgueiras Advogados. Situado no Edifício Bravo Paulista, no bairro dos Jardins, em São Paulo, o arquiteto Vinicius Almeida colaborou na etapa de escolha do imóvel, que conta com projeto de retrofit da torre liderado por Dal Pian Arquitetos (2021-2022). O prédio destaca-se pela qualidade arquitetônica, com suas generosas aberturas protegidas por vidros de alto desempenho térmico e baixa refletância solar, além de perfis horizontais de alumínio fixados em montantes metálicos, responsáveis por filtrar a incidência luminosa no interior das unidades.
O projeto da arquitetura onde o escritório está localizado conta com certificação LEED – selo de práticas de construção sustentável – e que posteriormente serviu de embasamento para seleção de materiais do projeto de interiores. Transmitir a seriedade das empresas aos clientes, mantendo um ambiente acolhedor e que prioriza o bem-estar da equipe, eram premissas no projeto de arquitetura e interiores para o novo escritório. Com esse objetivo, a proposta capitaneada pelo StudioVA – liderado pelo arquiteto e diretor criativo Vinicius Almeida – foi reforçar a imagem de solidez das empresas, estabelecendo uma atmosfera intimista para o atendimento e áreas de trabalho.
Na primeira visita técnica no imóvel, foi identificado que o pé-direito bruto era relativamente baixo; no entanto, a laje com vigamento de concreto aparente possibilitava ganhar alguns centímetros. Assim, como conceito inicial, em todas as áreas de trabalho do escritório, a estrutura da laje foi exposta, o que viabilizou a sensação de elevação do pé-direito e valorizou as características do edifício. As vigas e as instalações de infraestrutura receberam pintura branca, e os miolos foram revestidos com forros acústicos. O escritório de aproximadamente 180 metros quadrados é organizado a partir de quatro núcleos: lounge de recepção, sanitários e copa, estações de trabalho, e salas de reunião e videoconferências. Para demarcar os dois primeiros, o forro de madeira rebaixado envelopa a laje e cria um espaço mais privativo. O elemento extrapola o limite do core central do edifício, onde estão as circulações verticais, copa e sanitários, estabelecendo uma “caixa” que delimita o núcleo de apoio.
As portas de acesso aos ambientes estão mimetizadas sobre o painel, recobertas por folhas de mesma materialidade no interior e externamente por tecido. A combinação das lajes de concreto e madeira, reforça a mescla entre o estilo clássico e o contemporâneo desejado pelos clientes. Na recepção, a bancada de atendimento antecipa as linhas curvas que aparecerão nos demais elementos dos interiores. Uma base de granito Azul Bahia de recorte exótico com vértices ligeiramente arredondados serve de apoio à estrutura de marcenaria que repousa sobre a peça. O balanço estrutural oculta perfis de LED que definem um sistema de iluminação indireta ao móvel.
Lateralmente, a sala de espera é definida pelo generoso estofado em linho desenhado especificamente pelo StudioVA para o espaço, e uma poltrona Hygge em couro caramelo (Stdio Lucas Caramés Design Autoral, pela Boobam). A cor aparece pontualmente nos acessórios cuidadosamente selecionados pelo StudioVA, desde a tapeçaria de desenho orgânico, assinada por Alessandra Delgado para a Punto e Filo, até a obra de arte de Heway Verçosa, artista contemporâneo de origem alagoana. A composição é complementada por luminária de piso Aurora, design de Felipe Hess para a Lumini e elementos decorativos em madeira e vidro. A curadoria de peças de todo o escritório tem como propósito a valorização da produção de design contemporâneo brasileiro.
Um dos elementos principais do projeto é a estante que se estende ao longo de toda a fachada de vidro lateral e abraça o staff, responsável por acomodar a coleção literária e filtrar a luz natural que penetra no interior. Para trazer dinamismo, a estante superior serpenteia por todo o espaço principal. Na base, armários oferecem suporte para o armazenamento de arquivos e documentos. Para organizar o layout e trazer privacidade entre os núcleos, um volume central acomoda a sala de reunião principal. Os fechamentos são em vidro, e a estrutura é revestida em madeira Carvalho Real, pela Fórmica. Seus vértices arredondados proporcionam maior fluidez espacial, e, externamente, um nicho acomoda a bancada para o preparo de cafés e rápidas refeições. Os armários sem puxadores estão mimetizados na estrutura de marcenaria, e mesas altas com banquetas oferecem suporte para a equipe.
As estações de trabalho são distribuídas ao longo do espaço principal, com bancadas feitas da mesma madeira que recobre os demais elementos arquitetônicos. Floreiras nas extremidades trazem elementos de vegetação, mantendo a paleta de acabamentos naturais e contribuindo para o conceito de biofilia. No total, o escritório acomoda até 20 colaboradores. Nos fundos, um outro volume organiza a diretoria e ao lado uma continuação do staff – espaço flexível com possibilidade de se tornar uma nova sala de reunião no futuro. Seguindo o mesmo conceito aplicado na sala de espera, um lounge dedicado especialmente para a equipe mantém a proposta focada no bem-estar e suporte às reuniões informais. A tapeçaria sinuosa em tons terrosos organiza o estofado, a poltrona e o pufe Eames Lounge, da Herman Miller. Acima, um conjunto de luminárias assinadas pela designer brasileira Mel Kawahara mantém uma luz suave. Nos banheiros, bancadas suspensas em granito Azul Bahia de recorte exótico, e paredes revestidas com painéis de madeira reforçam a personalidade do projeto.