-
Arquitetos: Arcke
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Andy Macpherson Studio
-
Fabricantes: Classic Ceramics, Cult, Laminex, Lumen8
Descrição enviada pela equipe de projeto. No briefing original, nossos clientes apaixonados pelo Japão queriam elevar a casa e construir embaixo dela para acomodar uma família multigeracional.
Conexão e separação foram temas fundamentais, pois a família deveria viver de forma independente, mas se reunir em áreas comuns. Assim, a área de jantar externa fica em um nível intermediário entre a residência principal no andar superior e o apartamento de dois quartos no andar inferior. Esse espaço, juntamente com sua relação com o jardim, permite a interação social entre a família, sem que haja um domínio específico de quem está em cima ou embaixo.
Na arquitetura japonesa, o engawa é uma área coberta que dá para o jardim e funciona como passagem ou espaço para sentar. Em Queensland, a varanda tem uma função semelhante, e essa semelhança cultural permitiu uma exploração interessante dos limiares e da privacidade. No projeto, removemos a parte traseira da casa para criar vários espaços na borda, ampliando a área entre o interior e o exterior.
Ao remover partes do plano original da casa, melhoramos a conexão entre os espaços internos e a paisagem. Onde antes havia um banheiro no canto traseiro, agora há um jardim rebaixado. Abrindo a parte traseira da casa, criamos uma vista verde e tranquila que pode ser apreciada de diferentes ângulos: de cima, de baixo e do interior. Esse ambiente sereno é complementado pelo telhado ajardinado do carport para um carro.