-
Arquitetos Paisagistas: Shma Company Limited
- Área: 2600 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nawin Deangnul
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hop Park é um projeto que cria instantaneamente um espaço verde o qual requer baixa manutenção e traz a menor mudança possível para a estrutura original. O espaço pode facilmente se adaptar a diferentes áreas enquanto enfrenta os problemas que ocorrem na cidade.
A Shma, em colaboração com a Garnier, marca de cosméticos, e com a Bangkok Metropolitan, criou um parque de 550 metros quadrados na movimentada passarela de Patumwan. O projeto tem como objetivo mostrar como o espaço verde pode fazer parte de nossa vida diária. Este espaço potencialmente desacelera o ritmo de vida neste hub de transporte público, fornece pontos de encontro e cria um ambiente agradável para o transeunte. O espaço é um protótipo que pode ser adaptado para outras áreas posteriormente.
O paisagismo do Hop Park é dividido em 5 zonas. Com cerca de 20.000 árvores, cada zona é projetada para aproveitar ao máximo o espaço verde e melhorar a experiência do usuário.
1. Zona Ar Verde: Bangkok está repleta de poeira e fumaça. Vários estudos mostram que o espaço verde pode ajudar a filtrar a poluição e purificar o ar. Ao longo de um ano, uma árvore pode produzir oxigênio suficiente para duas pessoas, absorver 9-15 quilogramas de dióxido de carbono e capturar 1,4 quilogramas de poeira e poluentes.
2. Zona Oásis Azul-Verde: As plantas, assim como o espaço verde, não crescem apenas na terra. O espaço azul também é uma parte crucial do ecossistema. As plantas aquáticas podem ajudar a remover bactérias, filtrar água e reduzir a poluição hídrica.
3. Zona Refúgio Comestível: Os alimentos estão ficando cada vez mais caros. Na era do aquecimento global, a segurança alimentar se tornou uma preocupação em muitas cidades ao redor do mundo. O espaço verde comestível enfrenta esse problema fornecendo às pessoas alimentos saudáveis. O local oferece aos habitantes da cidade uma fonte de alimentos, incentivando-os a cultivar seus próprios jardins urbanos.
4. Zona Diversidade Ecológica: Os humanos não são as únicas criaturas vivas; animais e insetos desempenham papéis importantes na manutenção do ecossistema. As plantas nesta zona fornecem refúgio e alimento à todas as criaturas.
5. Zona Refúgio do Bem-Estar: A vida em uma grande cidade obriga as pessoas a sempre estarem com pressa para chegar ao seu destino, e geralmente esquecem de notar a beleza ao seu redor. Esta zona convida as pessoas a se sentarem entre a vegetação, fazer uma pausa e desacelerar. Elas podem desfrutar de flores perfumadas que as ajudam a relaxar e se recuperar após um longo dia. Quando a noite cai, a iluminação do Hop Park brilha, iluminando toda a área e fornecendo segurança para os transeuntes. A projeção mapeada também adiciona mais diversão e cor ao local, tornando-o um espaço de lazer ideal para os habitantes de Bangkok.
O "Hop Park: Instantly Green Everywhere" é um projeto piloto que mostra como um espaço monótono e seco pode ser transformado em um exuberante espaço verde, trazendo benefícios para os habitantes da cidade em muitos aspectos. O Hop Park pode se movimentar para outras áreas e instantaneamente transformar mais espaços cinzas em espaços verdes exuberantes.