-
Arquitetos: Merooficina
- Área: 570 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Vilar é um projeto de reabilitação de uma antiga casa situada na montanha da Penha, em Guimarães. Localizada em uma antiga fazenda em uma área cada vez mais urbanizada, a casa estava desabitada há alguns anos e apresentava claros sinais de degradação, causados pela passagem do tempo e pelas precárias alterações e manutenções. À distância, a cor das pedras, os elementos em cimento e os vários arcos e vergas, por imitação ou circunstância, tornam-na semelhante ao seu vizinho, o Mosteiro de Santa Marinha, mas um olhar mais atento revela soluções mal proporcionadas adotadas ao longo dos anos e a falta de relação com o local onde se insere.
A solução proposta por nossa intervenção foi redesenhar os guarda-corpos das varandas, simplificar os arcos, introduzir cobertura semicircular nas entradas e criar uma nova escada que torna a circulação mais fluida e confere à casa uma escala mais próxima à do jardim vizinho. Nesse sentido, a estratégia para a renovação do exterior envolveu uma operação de limpeza dos elementos incompatíveis e a introdução de presenças metálicas que dialogam com os arcos existentes e as grades de ferro das janelas e persianas.
Utilizada como residência secundária na fazenda, essa construção eclética não tinha um programa pré-definido, de modo que os sinais da organização anterior e as vistas privilegiadas da fazenda e da cidade ajudaram a definir o uso do espaço. A grande sala de estar organiza todo o programa do edifício: no piso superior, um grande espaço para eventos, agora aberto para a varanda, dois quartos e, no piso inferior, uma adega, uma garagem e um salão de jogos. Os novos elementos, como a cozinha, a lareira e a escada, visam reprogramar o edifício e apoiar sua nova vida cotidiana.