-
Arquitetos: Espaço Objecto, Arquitetura & Design, Lda
- Área: 7949 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: CIN, Efapel, Exporlux, Gaberit, Sika, Sosoares
Descrição enviada pela equipe de projeto. A requalificação das instalações da Exporlux, uma das maiores empresas nacionais de equipamentos de iluminação sediada no concelho de Águeda, tornou-se uma oportunidade para uma intervenção mais abrangente que incluiu, para além da construção de um laboratório luminotécnico, obras de remodelação interior nos espaços do showroom, da formação e na área de escritórios e, a renovação da imagem exterior desta unidade industrial. O crescimento contínuo desta empresa levou a sucessivas ampliações faseadas no tempo, o que se traduziu numa imagem algo confusa refletindo os materiais e as opções arquitetónicas de cada um dos 3 momentos das intervenções.
Com a mais recente intervenção, procurou-se não só criar uma imagem interior mais coerente através da simplificação dos materiais de revestimento e de acabamentos, mas também, requalificar a imagem exterior da área do showroom/escritórios através da introdução de uma fachada cortina com chapas de vidro fosco dispostas na vertical. Esta linguagem arquitetónica conferiu ao edifício não só, uma uniformidade no tratamento das duas fachadas principais, mas também, proporcionou resolver o controle da exposição solar. A disposição das chapas de vidro obedeceu a uma lógica de modulação e de sobreposição, pontuada com vazios em frente a alguns espaços verdes localizados entre a fachada cortina e a fachada antiga.
No piso 1, o espaço do showroom inovou-se e renovou-se com a introdução de novas soluções para a exposição dos produtos de iluminação fabricados e comercializados por esta empresa, destacando-se na zona da receção a escada de acesso ao piso 2, pela sua forma diferenciadora em betão branco aparente e pelo revestimento em ripado horizontal de madeira da parede contígua e contínua para o teto curvo. O showroom e a cafetaria abrem-se e prolongam-se para um pátio ajardinado, espaço este que se reflete nas fachadas em vidro escuro espelhado do edifício do laboratório luminotécnico, proporcionando imagens e ambientes consoante a variação da luz solar.