-
Arquitetos: Eugenio Simonetti
- Área: 309 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa KW está localizada no meio de uma floresta nativa de preservação baseada em Coihue, Ulmo e Arrayanes, em frente à cordilheira El Cerduo, uma antiga passagem de javalis entre o Chile e a Argentina, aos pés do vulcão Villarrica, no sul do Chile.
A casa foi projetada com base na seguinte estratégia:
1) Um interior exteriorizado.
O primeiro andar foi construído como um aquário de vidro baseado em uma grande planta aberta com 3 escadas no eixo central, onde estão localizadas a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Onde quer que você esteja no primeiro andar você se sente no meio da mata nativa, sempre com uma temperatura confortável graças ao bom isolamento térmico à base de poliuretano e janelas com caixilharia de alumínio com ruptura térmica e janelas com painel térmico Low-e. (Valor U de 1,7 W/m2K)
2) Casa de inverno versus casa de verão.
Todos os eixos da escada estão voltados para janelas em ambos os lados, o que permite uma ventilação cruzada totalmente natural. Em ambos os lados da sala de jantar foram projetadas janelas sanfonadas que permitem a abertura de 100% dos espaços, aumentando a ventilação no verão e permitindo a ligação direta através de pontes de madeira com o terraço voltado para a serra do Cerduo e um caminho que termina numa fogueira em no meio da mata nativa.
No verão a casa funciona da sala de jantar para o exterior, de nascente para poente, aproveitando as janelas sanfonadas, transformando a sala de jantar numa espécie de zona de churrasco aberta. No inverno, quando faz frio, a casa funciona de forma totalmente hermética sobre si mesma a partir de uma circulação perimetral que liga os dois setores de lazer nas extremidades para manter temperaturas confortáveis, a lareira da sala ao norte e a sala com forno à lenha ao sul.
3) Compartimentos.
O segundo andar é concebido como uma série de apartamentos, cada um com seu próprio banheiro e escada que permite conectar e desconectar as peças graças a uma série de lobbies que cobrem as escadas, permitindo diferentes graus de proximidade com os hóspedes.
Se os moradores dos quartos fizerem parte da família, o segundo andar funciona com todas as portas abertas, nas quais você circula como se estivesse caminhando por uma série de vagões de trem, no caso contrário, se os moradores dos quartos se por serem hóspedes de fora da unidade familiar, os lobbys são bloqueados, obrigando os hóspedes a se deslocarem apenas pelas escadas, o que proporciona maior privacidade.
4) Habite a madeira.
O segundo andar é o oposto do primeiro andar, são apenas quartos para dormir e descansar, projetados com poucas janelas e muitos painéis de madeira Lenga, quartos aconchegantes e confortáveis onde não se vê mais a floresta. A luz do sol entra por cima através de uma série de claraboias e as vistas olham para o oeste em direção à cordilheira El Cerduo.
5) Manutenção.
O clima é bastante extremo, com muita chuva e frio no inverno, por isso optou-se por um revestimento exterior metálico para o telhado e paredes do segundo piso, o que reduz os custos de manutenção a médio prazo. O segundo andar é maior que o primeiro, constituindo um beiral que permite ver a chuva sem molhar as janelas do primeiro andar. Este mesmo beiral transforma-se num terraço perimetral no primeiro andar que permite cobrir um jardim de plantas herbáceas em direção ao noroeste.