-
Arquitetos: Atelier du Pont
- Área: 3000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Charly Broyez, Fred Delangle, Vincent Leroux
-
Fabricantes: TK Elevator
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um Novo Edifício no Coração do Parc de la Villette em Paris – As equipes responsáveis pela administração do Parc de la Villette e suas instalações em Paris estavam localizadas na Cité Jardin, composta por 9 edifícios pré-fabricados construídos em 1982 e em avançado estado de deterioração.
O Etablissement Public du Parc et de la Grande Halle de la Villette (EPPGHV) queria construir um novo edifício para oferecer à sua equipe uma estrutura de trabalho mais eficiente e, ao mesmo tempo, devolver espaço ao parque para o público, em um ambiente urbano ecológico. O novo edifício foi projetado como um “acampamento-base” com 155 estações de trabalho em uma área de 3.000 m², enquanto 5.000 m² de espaço verde foram devolvidos ao parque.
O Projeto Arquitetônico – A linha do edifício segue o masterplan de 1982 do arquiteto Bernard Tschumi para o Parc de la Villette e suas Folies. O projeto é baseado em uma estrutura genérica, na qual tanto os usos quanto a realização de eventos moldam a identidade do local, onde a natureza se mistura com a arquitetura e onde o espaço é compartilhado, permitindo mais flexibilidade.
O projeto apresenta duas estruturas interligadas: uma de concreto, que oferece resistência e inércia, e outra de madeira, que proporciona leveza e baixo impacto ambiental. Ambas têm vãos de 12 metros, liberando o espaço interno. Em constante evolução, esse edifício de geometria variável pode ser adaptado para diferentes projetos. Para preservar e valorizar o patrimônio natural e a biodiversidade do parque, o edifício tem um formato compacto e uma área reduzida, permitindo que 5.000 m² de espaço verde sejam devolvidos ao público, além de oferecer acesso ao cais do ‘fond de Rouvray’.
Design de Interiores Sob Medida – Envolto em uma atmosfera de sub-bosque criada pela luz natural que entra pela estrutura, o Pavillon Jardins é o novo acampamento-base para as equipes que gerenciam o Parc e a Grande Halle de la Villette. O edifício é organizado em dois andares ao redor de um átrio central, onde uma escada-gradin serve para apresentações de projetos, conferências e encontros informais.
Micro-arquiteturas personalizadas distribuem o espaço, funcionando como salas de reunião, reprografias e lounges de café, entre outros. Os espaços de trabalho são flexíveis e têm vistas panorâmicas da vegetação abundante do parque. Projetados em colaboração com os usuários, eles são organizados de maneira livre com móveis estruturantes criados pelo estúdio, alguns dos quais foram fabricados pelas equipes de La Villette.