-
Arquitetos: ADHOC architectes
- Ano: 2024
-
Fotografias:Maxime Brouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na primavera de 2024, a cidade de Montreal anunciou um investimento municipal de $21 milhões para criar 670 unidades de moradia estudantil até 2028. Com o início do novo ano letivo, a falta de moradias acessíveis em Montreal continua crítica, ressaltando a importância do projeto Rose des Vents. Projetada pela ADHOC para a organização sem fins lucrativos UTILE (Unité de travail pour l'implantation de logement étudiant), a residência estudantil no Technopole Angus oferece 123 unidades acessíveis. Enfrentando a crise habitacional, o Rose des Vents apresenta soluções concretas e demonstra o compromisso da ADHOC em criar espaços de convivência sustentáveis e inspiradores para estudantes, ao mesmo tempo que fortalece a comunidade local.
Projeto visionário para estudantes - Alinhado à visão da Société de Développement Angus, o Rose des Vents se destaca pela arquitetura ousada e projeto inovador. O edifício de 6 andares foi projetado para oferecer um ambiente de moradia confortável, sustentável e acessível para estudantes, com 123 unidades modernas e funcionais. A moradia oferece opções de estúdios e apartamentos de um ou dois quartos, com algumas unidades que possuem camas tipo loft, aproveitando a altura do teto no térreo e no sexto andar. O térreo é animado, com um café e diversos serviços locais, enquanto uma pequena praça traz ainda mais vida a esta parte do technopole.
Sustentabilidade e inovação - Localizado no primeiro eco-distrito de Quebec com certificação LEED ND, o Rose des Vents se destaca pelas soluções sustentáveis integradas em seu projeto e operação. O edifício possui um sistema de isolamento de alto desempenho, com isolamento rígido contínuo aplicado externamente à estrutura e barreiras térmicas contínuas nas passarelas, o que reduz as perdas de calor e melhora a vedação. A inclusão de três áreas de telhado verde oferece benefícios ecológicos e estéticos, criando um ambiente mais agradável e harmonioso para os moradores. Além de priorizar a eficiência energética, o Rose des Vents está conectado ao sistema de energia do eco-distrito Angus. Essa tecnologia inovadora, que facilita a troca de energia entre edifícios vizinhos, otimiza o uso de energia e ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O edifício apresenta uma performance energética 35,5% melhor do que um edifício padrão que segue as normas CNÉB de 2015, além de uma redução de 51,5% nas emissões de GEE.
Elemento arquitetônico distinto - A malha de alumínio serve como proteção solar e guarda-corpo, acrescentando leveza e dinamismo ao design. Fabricada a partir de alumínio reciclável produzido localmente, a malha é um material bruto e sem acabamento que não enferruja, o que reduz o impacto ambiental associado ao uso de tintas. Este produto emblemático de Quebec, um dos maiores produtores de alumínio do mundo, é um exemplo claro de inovação e sustentabilidade.
Espaço comunitário e inclusivo - O Rose des Vents é um exemplo de integração urbana e inovação, oferecendo um complexo habitacional acessível que fomenta um forte senso de comunidade. A residência está bem conectada ao transporte ativo, com fácil acesso ao estacionamento para bicicletas, e ativa o bairro por meio dos andares térreos vibrantes. Alinhado com os princípios do Technopole Angus, o projeto fortalece a ligação entre os usuários e as comunidades vizinhas, oferecendo áreas externas onde os estudantes podem aproveitar as diferentes estações de Montreal. As galerias externas contínuas incentivam a interação entre os moradores, enquanto uma "segunda pele" com design informal dá ao edifício uma estética lúdica e comum. O projeto também reflete a rotina variada dos estudantes, com uma fachada que permanece mais estática durante o dia e se torna mais dinâmica à noite. A alternância entre áreas de concentração e de socialização anima as fachadas. A ADHOC cria um projeto inclusivo no coração deste bairro vibrante e inovador, proporcionando um ambiente de vida excepcional para os estudantes, que combina acessibilidade e qualidade de vida.