-
Arquitetos: MAS Architecture Vietnam
- Área: 343 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:HoangLe Photography
-
Fabricantes: Toto
Arquitetura regional - O projeto está localizado em Soc Son, um distrito suburbano de Hanoi, Vietnã, onde a terra agrícola foi drasticamente reduzida em conformidade com o crescimento econômico local. Projetos de áreas urbanas e zonas industrializadas diminuíram a disponibilidade de solo agrícola e levaram os agricultores a perder gradualmente suas terras de cultivo. Esse fato é claramente refletido durante as temporadas de colheita, quando os agricultores secam seus produtos nas rodovias ou nas ruas da cidade, devido à falta de áreas de secagem. Isso coloca em risco o fluxo de tráfego e a segurança dos motoristas.
Missão do projeto - Três gerações vivem sob o mesmo teto, mas trabalham em uma variedade de profissões, como funcionários de escritório, empresários, pescadores e agricultores. Essa mistura nas escolhas de trabalho resulta da tendência do crescimento econômico local, onde jovens qualificados geralmente trabalham na área econômica e os mais velhos mantêm sua prática agrícola. Como resultado, é obrigatório que o projeto incorpore tanto a demanda por usos específicos quanto os aspectos arquitetônicos. O novo projeto atenderá perfeitamente às necessidades dos membros mais idosos para a produção agrícola, aos desejos dos mais jovens por uma atmosfera moderna, ao desejo do proprietário de viver em harmonia com a natureza e minimizar todos os efeitos climáticos nos espaços de convivência da família.
Arquitetura - O projeto é composto por cinco volumes separados que estão integrados e dispostos com conceitos de design simples e bem conectados entre si por meio de corredores. O projeto atende a todas as demandas de uma família, consistindo em uma sala de estar compartilhada, uma cozinha, três quartos, um depósito e um banheiro. Os volumes são posicionados de forma a melhor se adequar às orientações do terreno. Como resultado, a frente da propriedade está voltada para o sul, recebendo brisas frescas. As diferentes alturas das massas permitem que as mais altas projetem sombras sobre as mais baixas, produzindo a menor superfície associada à luz solar, mas ainda permitindo ventilação ao redor.
Todos os volumes são cercados por jardins, permitindo que o espaço de convivência esteja em harmonia com a natureza. As árvores ao redor são nativas e frutíferas, lançando grandes sombras no solo e gerando benefícios econômicos. Sob a folhagem verde, há uma área de recreação e lazer para as crianças brincarem no gramado. Várias seções podem ser destinadas à criação de aves para refeições diárias. O primeiro andar proporciona a elevação do solo e ajuda a evitar a umidade, ao mesmo tempo em que combate espécies invasivas como ratos, cobras, etc...
A cobertura inteira é projetada para secar produtos agrícolas e outros produtos de fabricação familiar. Ela é composta por 2 camadas, transformando-se em um forno natural e auxiliando rapidamente na secagem. Toda a chuva é drenada diretamente para um tanque, sendo usada posteriormente para irrigação. O projeto não apenas cria uma nova arquitetura, mas também aborda todos os requisitos de produção agrícola, evitando a secagem descuidada do fazendeiro e reduzindo os custos de construção.