-
Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo
- Área: 2028 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Alucel, Concresul, Eliane, Esquadriaço, Interiore, LUZ D LED, Pormade, Pura Vida, Topseal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento Beat, desenvolvido pela incorporadora Astir, está localizado no bairro Cidade Baixa, um dos mais tradicionais e diversificados da cidade de Porto Alegre. Nessa região, lojas, bares, restaurantes e praças conferem movimento às calçadas, proporcionando infinitas opções de lazer e serviços aos moradores.
O projeto tem como ponto de partida a compatibilização da nova edificação com o entorno protegido pelo Patrimônio Histórico da urbe. Com o objetivo de estabelecer uma relação de respeito sem abdicar da contemporaneidade, a volumetria criada é alinhada com as fachadas das pré-existências e o topo do projeto é escalonado lateralmente, operações estas que costuram a nova construção no contexto.
Composta de apartamentos do tipo estúdio e com a premissa da relação direta com as construções vizinhas, uma grelha com planos verticais primários e horizontais secundários é disposta na fachada, criando a regra que orienta o escalonamento lateral. Planos envidraçados recuados compõem as faces frontal e posterior do edifício, promovendo um diálogo franco entre o espaço público e o privado.
Os terraços criados a partir da edição da volumetria são destinados para as áreas condominiais do empreendimento, as quais ganham destaque tanto por suas visuais privilegiadas quanto por coroarem o projeto. O pé-direito duplo do salão de festas permite a conexão visual entre as áreas externas, conferindo protagonismo a esse ambiente.
O uso do concreto aparente, tão presente nessa obra, foi escolhido por sua neutralidade em relação ao entorno histórico e pela ausência de ornamentos. Seu brutalismo é considerado sua principal virtude, conferindo uma identidade marcante para o empreendimento.