-
Arquitetos: Parramon + Tahull Arquitectes
- Área: 160 m²
- Ano: 2024
-
Fotografías:Judith Casas Sayós,
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tratou de dar uma nova vida a um espaço situado no térreo de um edifício dos anos 50 no bairro de Sants em Barcelona. Os espaços originais eram destinados a uma habitação e uma loja, sem qualquer manutenção desde a construção do edifício, deteriorados pela umidade e pela passagem do tempo. Além disso, o maior dos pátios internos tinha sido coberto com um telhado de fibrocimento, limitando a iluminação e a ventilação naturais. Apesar de todos os inconvenientes iniciais, o grande pátio posterior, a grande abertura da fachada e a boa altura livre deram sentido ao projeto.
Em primeiro lugar, o pátio teve de ser restaurado através da remoção do telhado. A abertura de acesso foi alargada para melhorar a comunicação interior-exterior e para obter mais luz. O sistema de drenagem subterrâneo foi completamente renovado e foi construído um novo pavimento de concreto isolado. Foi também retirado o reboco das paredes, deixando a alvenaria à vista, para acabar com os problemas de umidade. A organização da planta foi modificada, eliminando os corredores inúteis e ligando visualmente todos os espaços, comunicando-os através de portas de madeira de correr.
Como se trata de um pavimento térreo, houve um cuidado especial para que todos os espaços recebessem o máximo de luz natural. As paredes de tijolo à vista são tratadas com uma tinta branca, preservando a textura do material. No limite entre o tijolo aparente e a parte superior rebocada, coincidindo com a altura do lintel das aberturas, foi colocada uma faixa de madeira para conter as guias das portas de correr e, ao mesmo tempo, abrigar as instalações elétricas a partir dais quais são alimentadas as aparentes.
A maior parte do orçamento foi gasta nas obras estruturais e sanitárias básicas, motivo pelo qual houve pouco espaço para acabamentos ou revestimentos. Foram escolhidos materiais austeros e de qualidade, mas sem complicações. O objetivo era dar uma imagem limpa, organizada e atemporal que não condicionasse excessivamente a liberdade do utilizador final.
Nas paredes e pavimentos foram utilizados azulejos cerâmicos no formato 20x20 cm, em diferentes cores mas com predominância do branco para refletir a luz. As portas de madeira expostas e os armários lacados a cores proporcionam calor e contraste. A caixilharia exterior é de alumínio, com tratamento térmica=o e vidro isolante. A vedação da rua incorpora ainda uma grade de correr em deployé galvanizado, como medida de segurança e proteção solar. Tanto a loja como a habitação dispõem de ventilação cruzada. A climatização (quente e fria) é efetuada por meio de uma bomba de calor e condutas. As unidades exteriores estão situadas no terraço comum.