-
Arquitetos: Estudio APLG
- Área: 75 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jorge Mejía
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Guane está localizada nos Farallones de Cali, Colômbia, em uma zona de floresta tropical úmida e fria. Neste projeto, nos propusemos a resolver uma casa que fosse construída com os mesmos materiais e proporções espaciais com os quais se desenvolvem as habitações de interesse social, mas adicionando pequenos gestos. Para isso, nos permitimos testar 3 hipóteses:
1. Propor uma construção por etapas, adaptável a diferentes orçamentos e que, apesar de ter a mesma configuração em planta, pudesse ser diferente por meio da relação com o local, a luz e a vegetação.
2. Resgatar tradições construtivas capacitando mão de obra local (não especializada) para construir abóbadas em tijolo (herança colonial), muros com tijolo (herança da arquitetura moderna), utilizando bloco estrutural de argila, resolvendo um problema econômico, bioclimático e estético, onde o piso se torna muro, depois cobertura e novamente desce ao terreno (como se a casa emanasse da mesma terra vermelha do local).
3. Integrar espaços separados e "independentes", articulando-os e permitindo certa continuidade por meio de micro pátios e/ou fendas verdes, que denominamos "corredores de vento" (os quais, ao mesmo tempo, renovam o ar e retiram a umidade do ambiente). A casa foi construída aproveitando a laje base de uma habitação rural preexistente, a qual se chamava Renacer. O nome Guane vem do lugar onde Claudia e Sebastião, os proprietários, se casaram.