-
Arquitetos: bakro-mayorano
- Área: 364 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em um bairro residencial a oeste da grande Buenos Aires, Argentina. Em um terreno de 12x30 são implantadas duas casas espelhadas. No entorno imediato, identifica-se um padrão claro. A transição entre a rua e o interior das residências se manifesta através de uma sucessão de elementos que não variam: calçada, grade, canteiros, pátio e porta.
Embora os requisitos do projeto excluíssem o pátio frontal, a arquitetura proposta reconhece essa transição por meio do escalonamento dos diferentes elementos que compõem a fachada. A frente não é definida por uma única peça que divide o interior e o exterior, mas por uma sucessão de elementos alternados que conferem espessura: grade, beiral, canteiro, vegetação, brise, muro e janelas.
Internamente, as áreas de serviço no térreo se organizam em faixas que se projetam desde a frente para fundo. Três espaços vazios organizam os usos de cada residência. Eles os determinam e os vinculam, gerando diferentes instâncias de privacidade. A dupla altura sobre a sala de estar separa, no andar superior, os dormitórios secundários do dormitório principal, os quais são conectados através de uma passarela metálica. A varanda da suíte principal preenche de luz o interior da casa de um lado e se projeta como uma sacada sobre a galeria em dupla altura do outro.
A expressão material acompanha a proposta espacial. As lajes de concreto aparente são apresentadas sem interrupções, enquanto os painéis verticais são brancos ou envidraçados. As tramas são uma constante no restante da obra: são empregadas em revestimentos, mobiliários, persianas e passarelas que filtram a luz e ampliam a percepção do espaço. Os brises apresentam diferentes formas em cada caso. Na frente, são horizontais e fixos para o sol da manhã. Sua uniformidade e continuidade refletem o uso dos espaços e conferem unidade à construção.
Nas outras fachadas, evidencia-se a simetria da proposta. Os brises continuam integrando os diversos usos, possuindo movimento e respondendo ao sol da tarde.