-
Arquitetos: Atelier NU
- Área: 3400 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Federico Farinatti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Turbinenhaus está localizado em Derendingen, Suíça, e encontra-se diretamente relacionado aos edifícios industriais históricos do antigo tecido urbano a leste e à usina hidrelétrica ao sul. Ele forma o limiar para a natureza a oeste e, junto com o edifício residencial ao norte, define a praça central. O conceito e o nome derivam da turbina — uma máquina que gira em torno de um eixo central.
Refletindo essa inspiração, o edifício apresenta uma fachada de alumínio que utiliza como referência visual a superfície metálica elegante de uma turbina. Essa fachada também atua como um espelho, capturando e refletindo os diversos elementos do entorno, desde as estruturas industriais históricas até a paisagem natural. A qualidade reflexiva do alumínio cria uma interação dinâmica de luz e sombra, permitindo que o edifício se misture visualmente com seu ambiente, ao mesmo tempo em que destaca sutilmente sua forma e função.
Os espaços internos se desenvolvem a partir de um núcleo rotacionado para fora, com a escada formando o torque central da turbina. Os apartamentos são orientados em pelo menos três lados e se entrelaçam com o entorno como lâminas. O térreo é público, animando a área com um restaurante e espaços comerciais baseados em uma planta flexível. Acima dele, há 24 apartamentos de 8 tipos diferentes, distribuídos em 6 andares. O volume do edifício e os próprios apartamentos se abrem para a natureza, e o canal se torna tangível.
O edifício é coroado com uma cobertura coletiva, servindo como um jardim para várias funções. Densas plantações de árvores apoiam o sombreamento e o resfriamento, e terraços comunitários proporcionam espaço para interações sociais.
Assim, o Turbinenhaus se torna um lugar socialmente produtivo, dialogando com o patrimônio industrial, com a vida contemporânea e com o ambiente ao redor.