-
Arquitetos: Informal Design
- Área: 300 m²
- Ano: 2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado dentro do Parque Cultural e Criativo West Lane—anteriormente uma fábrica de brinquedos localizada em um antigo bairro industrial no distrito de Xiaoshan, Hangzhou, China. Ao conceber uma solução abrangente para o cliente que cuida de animais de estimação, a Informal Design visa criar um destino para amantes dos animais, promovendo uma comunidade humana-animal calorosa. O objetivo é cultivar um novo estilo de vida para os residentes urbanos e seus animais de estimação, promovendo o crescimento mútuo entre indivíduos e o vínculo entre humanos e seus pets.
Parte 01. O antigo e o novo se entrelaçam em um espaço fluido e aberto. O projeto está alinhado com as condições existentes do edifício. Adotando princípios de design sustentável, a transformação arquitetônica centra-se na relação entre o novo e o antigo. Elementos valiosos da construção original são preservados, com a estrutura principal do telhado exposta e integrada a novas adições, criando uma interação entre os diferentes tempos. Essa mistura de volumes favorece uma relação espacial fluida e aberta.
Parte 02. Textura natural, abordagem natural. Para criar uma textura natural, materiais como pedra, concreto, cubos de granito, tinta texturizada e compensado são sobrepostos para infundir o volume com vibração natural.
Pedra lavada áspera é utilizada para o balcão do bar interno, assentos e piso, criando uma estética simples e natural. O piso de concreto com cascalho e as paredes em cinza se complementam, realçando a sensação de ambiente exterior. As texturas ásperas proporcionam uma superfície antiderrapante para os animais de estimação, além de oferecer durabilidade e resistência a manchas semelhante aos materiais naturais. As paredes de exibição para os produtos da loja e os mobiliários móveis são construídos usando uma colagem de painéis de compensado, criando uma atmosfera acolhedora que complementa o teto de madeira. A seleção cuidadosa desses materiais, juntamente com seu desgaste natural ao longo do tempo, irá aprimorar ainda mais a textura do edifício.
Parte 03. Um sistema completo de identidade visual da marca. A equipe de design incorporou uma rampa amigável para pets como um símbolo visual, integrando-a com a funcionalidade do espaço arquitetônico para criar uma identidade memorável. Os elementos gráficos, projetados com uma sensação tridimensional e um senso de volume, articulam ainda mais a identidade icônica e divertida do espaço.
Vários símbolos visuais criados pelo design gráfico ecoam perfeitamente o conceito de um espaço compartilhado entre pessoas e animais de estimação. O design visual tridimensional enriquece a linguagem formal neste espaço comunitário. Misturando funcionalidade e simbolismo, eles contribuem para uma imagem mais diversificada e multidimensional. A identidade visual da marca é ainda mais fortalecida pelo uso de cores sensíveis aos pets, como azul e amarelo, que transmitem uma vibração leve e moderna através da interação de linhas e planos.
Combinando símbolos da marca com a funcionalidade do espaço, a equipe de projeto criou uma série de materiais de branding, sinalização, elementos gráficos e instalações. Um mapa na entrada ajuda os visitantes a entenderem melhor as funções espaciais, enquanto a maçaneta da porta e as informações sobre horários de funcionamento são dispostas de forma inteligente para criar um design gráfico tridimensional envolvente. Este design abrangente enriquece o espaço com uma identidade mais forte e coesa.
Parte 04. Layout ordenado e bem organizado. Ao utilizar de forma inteligente a altura do volume, cria-se um espaço de dois andares que garante luminosidade e transparência, ao mesmo tempo em que diversifica as funções espaciais. O layout geral é composto por três seções: o café na entrada, a área de atividades no meio e a área de apoio nos fundos. Isso mantém a relativa independência de cada espaço e também garante uma circulação ordenada.
O café na entrada é concebido como um pátio paisagístico, criando um corredor contínuo que rompe a barreira entre interior e exterior. Uma entrada paisagística semi-fechada é formada em torno de uma grande árvore, com toda a área envolta em pedras. Essas texturas naturais despertam continuamente a vitalidade nos animais, trazendo energia ao espaço.
A área de atividades do centro mantém a estrutura espacial original, com uma rampa conectando as áreas para pets nos primeiros e segundos andares, formando uma colina natural que se integra perfeitamente ao corredor de entrada. A disposição de assentos em estilo parque maximiza o espaço para atividades com os animais. A luz natural entra no interior do edifício, criando um jogo dinâmico de luz e sombra ao longo do dia.
A área de apoio nos fundos consiste em vários volumes sobrepostos. O primeiro nível abriga o hotel para pets e salas de banho, com divisórias de vidro que podem ser ajustadas para exibir o trabalho dos funcionários conforme necessário. O segundo nível apresenta escritórios e um estúdio de fotografia para pets, com vista panorâmica de todo o espaço para melhorar a comunicação e a gestão.
Parte 05. Design flexível e amigável para pets. Os móveis internos são cuidadosamente elaborados para proporcionar uma sensação de segurança para os pets que visitam o local pela primeira vez. Um espaço extra é intencionalmente criado sob as áreas de assentos a fim de oferecer aos pequenos animais um local seguro para aliviar a ansiedade de um ambiente desconhecido. O design suspenso do banco central móvel minimiza os obstáculos durante as brincadeiras, permitindo que os pets tenham liberdade para correr ou descansar.
Mesas pequenas, redondas e fixas, projetadas com a função de ancorar as coleiras de cães, liberam as mãos dos tutores, permitindo que eles conversem e desfrutem da comida à vontade. A parede apresenta painéis com ganchos, que servem tanto para exibições de produtos quanto como elementos decorativos. A flexibilidade do espaço é ainda mais aprimorada por mobiliários totalmente móveis, permitindo fácil reconfiguração para atender a diferentes necessidades relacionadas aos animais de estimação.