Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache

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São Paulo, Brasil
  • Equipe De Projeto: Pedro Domingues, Pedro Faria, Gustavo Naoki, Ingrid Rosa, André Romitelli, Martina Brusius
  • Colaboradores: Roberta Tannus
  • Construção: BeFive
  • Estrutura, Instalações Elétricas E Instalações Hidráulicas: Jarreta Projetos
  • Luminotécnico: Lichia Lighting
  • Cenografia: GTM Cenografia
  • Cliente: Zissou
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
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Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Imagem 6 de 23
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a nova flagship da Zissou, em Pinheiros, o escritório VAGA Arquitetura, em parceria com o Atelier Pistache Ganache, desenvolveu um projeto de arquitetura com ênfase no produto e na experiência do consumidor – "consumer first" -, sintetizando a identidade da marca. A primeira parceria entre os dois escritórios redesenhou a identidade arquitetônica da marca, a partir do método sprint – um tipo de abordagem de trabalho em equipe que permite uma eficiência colaborativa e desenvolvimento de ideias criativas.

Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Dormitório
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Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
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Durante três dias, as equipes dos dois escritórios junto com os sócios e representantes da Zissou passaram por uma imersão nos conceitos e valores da marca. Por meio de exercícios individuais e coletivos, os arquitetos traduziram as ideias pensadas em conjunto com os clientes na nova flagship. "Durante o sprint, trazemos o cliente para perto da tomada de decisões importantes no conceito que norteou a arquitetura, bem como a jornada do consumidor dentro da loja. Além disso, foi um processo essencial para concatenar os modos de trabalhar do Pistache Ganache com o VAGA Arquitetura, que funcionou muito bem", comenta André Romitelli, diretor criativo do Atelier Pistache Ganache. Desde a chegada do visitante na loja até o pagamento e recebimento do produto, todos os detalhes da jornada do cliente foram pensados de acordo com a proposta da marca, alinhados às experiências multissensoriais dos espaços construídos na loja. "Nosso objetivo foi integrar ao máximo a jornada online e offline, sempre com o cliente no centro de tudo. A missão era criar uma experiência imersiva e sensorial que refletisse o espírito da Zissou em cada detalhe da loja", explica Natalia Fagundes, gerente de marca Zissou.

Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
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Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Imagem 7 de 23
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Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Imagem 10 de 23
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Um revestimento rosa coral cobre parte das paredes, como se fosse uma membrana, traduzindo o tema do projeto: "Camadas entre o dormir e o viver". Ele é o responsável por buscar o visitante na calçada - lugar onde "vivemos" - e o conduzir para uma jornada pelo espaço interno da loja - que representa o "dormir" -, conectando o sono e a vida cotidiana. "Um horizonte foi desenhado no espaço através do material da membrana rosa coral e os tratamentos de luz. A linha do horizonte representa o espaço entre o céu e a terra, entre o dormir e o viver. Acima deste horizonte, destaca-se um volume branco que corresponde ao arquétipo da casa, enquanto na parte inferior a membrana cria um espaço fluído e convidativo" comenta Martina Brusius, sócia do Atelier Pistache Ganache. Essa membrana foi desenvolvida pelos arquitetos em parceria com a equipe de cenografia, e percorre o piso térreo criando texturas e cores que comunicam a maciez e a tecnologia dos produtos da Zissou. As formas onduladas são fruto de um grid projetado em planta, com o objetivo de organizar os espaços e fluxos do ambiente. "A ideia é que esse elemento desperte a curiosidade de quem está passando na calçada, e que a pessoa entre na loja para ter uma experiência única, desenhada para ela junto com a equipe da Zissou", explica Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA Arquitetura.

Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Cadeira
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Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Imagem 22 de 23
Planta
Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cama
© Carolina Lacaz

Na área interna, o visitante, descalço – prática característica das lojas Zissou - é recebido pelo vendedor e convidado a conhecer os produtos da marca em uma jornada que culmina no quarto Blue, único ambiente recluso do projeto, onde o revestimento principal rosa muda de cor e envolve o visitante em uma experiência imersiva e automatizada, com som, luz e temperatura controladas. "Todo o espaço foi reformulado para que o conceito inicial da loja pudesse ser realizado: criar ambientes específicos para cada produto, de modo que cada um ofereça uma experiência singular", comenta Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA Arquitetura. Um antigo mezanino de madeira foi desmontado, liberando o pé-direito duplo que recepciona o visitante com uma sensação de descompressão. O horizonte se materializa entre as paredes curvas piso térreo e completa o mezanino, que abriga um ambiente conectado com a área externa para receber eventos da marca. "A loja de Pinheiros é um ponto super importante na nossa estratégia de expansão, representando um marco significativo na nossa jornada de crescimento e na consolidação da presença da marca Zissou", explica Amit Eisler, sócio-fundador da Zissou. A identidade criada a partir do método sprint desenvolvido pelo VAGA Arquitetura em parceria com o Atelier Pistache Ganache para a nova flagship da Zissou em Pinheiros será aplicada nas novas lojas, conforme o plano de expansão da marca. 

Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Carolina Lacaz

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Cita: "Flagship da Zissou / VAGA + Pistache Ganache" 12 Set 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1021043/flagship-da-zissou-vaga-plus-pistache-ganache> ISSN 0719-8906

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