-
Arquitetos: Monsala
- Área: 328 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jonathan Raditya
-
Fabricantes: GRC Board
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto originou-se da ideia de reutilizar um terreno, inicialmente destinado à futura expansão da escola, transformando-o em um espaço vibrante e exuberante de aprendizagem ao ar livre. A visão para essa nova área é fornecer aos alunos e professores diversos espaços com diferentes tipologias, onde possam colaborar e se reunir, tudo isso cercado por vegetação.
O local atual possui uma laje de concreto, designada para a futura expansão do prédio da escola, e tivemos que trabalhar dentro dessas condições existentes. O principal desafio deste projeto foi transformar essa área de concreto em um espaço verde. Uma de nossas principais soluções foi elevar o nível do piso, utilizando o espaço entre os pisos como jardineiras.
Abordamos o novo piso elevado como se fosse uma folha de papel, cortando 'buracos' que seriam preenchidos com plantas. Esses 'buracos' foram então extrudados para baixo e para cima para criar espaços variados para diferentes atividades. Esta abordagem visa evocar diferentes sensações nos usuários e atender às suas diversas necessidades. Por exemplo, um banco circular em uma área rebaixada pode ser adequado para quem busca concentração e privacidade, enquanto assentos de formas irregulares no topo do plano do piso podem ser ideais para encontros descontraídos.
No final do piso, projetamos uma parede curva para os alunos escalarem. Ao lado dessa parede está a estufa, que permanece no nível do piso existente, distinta do espaço de aprendizagem ao ar livre, que é ligeiramente elevado. Essa separação oferece um ambiente isolado, permitindo que as pessoas se concentrem e se sintam imersas em um mundo diferente, apesar da proximidade das duas áreas.