-
Arquitetos: Alric Galindez Arquitectos
- Área: 2436 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: Acertec S.R.L., Gauchomix S.R.L., Grúas Torre S.A., Interieur Forma, Kalpakian, Loipon S.A., Manifesto, Open office lighting, SDA S.A., Skylift S.R.L., Somarfer S.A., Tanmix S.R.L., omix S.R.L.
Globant Iconic Building está localizado no centro de Tandil, a apenas algumas quadras da praça principal. Para seu projeto, foi organizado um Concurso Internacional de Anteprojetos pela SCA e o CAPBA. Os requisitos do concurso especificavam que o edifício deveria ser icônico, sustentável, com plantas livres de 500 m², duas escadas de incêndio e máxima flexibilidade.
O projeto foi estruturado em torno de três temas principais:
- O edifício e a revitalização do espaço urbano
- O espaço de trabalho como ambiente para socialização
- A sustentabilidade como premissa de design
O Edifício e a Revitalização do Espaço Urbano
Tandil é uma cidade caracterizada por construções baixas e é cercada por colinas. Edifícios altos se destacam no tecido urbano e permitem a visualização das colinas. Dado o requisito de o edifício ser icônico, refletimos sobre o que isso significa. Em vez de ser apenas uma representação, o edifício deveria expressar como o trabalho é realizado na Globant. O objetivo era que, ao passar pelo edifício da Globant, fosse possível ver pessoas trabalhando, usando escadas, elevadores, espaços de encontro e áreas verdes, revitalizando assim o espaço urbano.
O Espaço de Trabalho como Ambiente para Socialização
Foi dado um ênfase especial em criar um espaço de trabalho que, além de ser eficiente, promovesse a interação e a socialização, tornando o trabalho uma experiência agradável. Para isso, foi proposta a criação de espaços diagonais que conectassem continuamente os diferentes níveis do edifício. Em vez de usar escadas de incêndio tradicionais, que apenas fornecem conectividade funcional entre os níveis, foram projetados dois tubos de escadas que percorrem o perímetro do edifício. Isso permite uma interação dinâmica entre as escadas e os espaços circundantes. Cada tubo é estrutural e abriga a escada protegida contra incêndios, enquanto acima dela, uma escada participa da dinâmica espacial do edifício.
Espaços de encontro casuais foram integrados ao redor do perímetro do edifício, como áreas de estar, cafeterias, zonas de relaxamento e jogos, salas de reuniões e estufas. Esses espaços incentivam a socialização e são complementados por áreas que facilitam encontros, como pontos de café, estações de impressão, banheiros e deslocamentos entre andares.
A planta é organizada em anéis:
-
- O Centro: Área com instalações de dados, ar-condicionado e elétrica.
- A Planta Livre: Áreas de trabalho com mesas.
- O Anel Programático: Escadas, estufas, salas de reunião, banheiros, kitchenettes, áreas de jogos e de estar.
- Os Parasóis: Sistema de proteção solar baseado em orientação e uso.
Foi utilizada uma estrutura metálica com lajes pré-moldadas, o que não só proporciona uma imagem tecnológica ao edifício, mas também permite a expansão futura de forma limpa e rápida, minimizando o impacto ambiental. O sistema "Plug In" possibilita a adição de andares conforme as necessidades da empresa. O fechamento perimetral usa vidro técnico com dupla camada, quase transparente, com controle solar feito pelos parasóis, permitindo a conexão visual com o ambiente urbano tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro.
Tecnologia Sustentável
O Sol
A geometria simétrica da planta em quatro direções é ajustada conforme o movimento do sol. Um sistema de parasóis é implementado, com configurações variando de acordo com a orientação. Nas fachadas NO e NE, são incorporadas estufas, que aproveitam o calor solar no inverno e funcionam como galerias no verão com painéis de vidro operáveis. Serão instalados painéis solares para gerar uma alta porcentagem da energia necessária, atendendo aos requisitos normativos e à certificação LEED Platinum.
Água
Água da chuva é coletada e tratada para uso em irrigação e sanitários secundários, reduzindo o consumo de água potável em 45% em comparação com um edifício tradicional.
Espaços Verdes
Espaços verdes são promovidos para melhorar a qualidade ambiental do trabalho, além de gerar oxigênio adicional. Em uma segunda fase, será desenvolvida uma cobertura verde para mitigar o efeito de ilha de calor e retardar o impacto das chuvas.
Reciclagem
Foi projetada uma planta de tratamento de resíduos no subsolo, que recebe resíduos pré-classificados de cada andar.
LEED Platinum
O projeto visa a certificação LEED-NC v3 para novas construções e seu funcionamento posterior.
O projeto original prevê um edifício com térreo mais 7 andares, com a possibilidade de adicionar mais andares conforme as necessidades da Globant. O conceito "Plug In" permite que o edifício cresça conforme necessário.