-
Arquitetos: Red5studio
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Đỗ Sỹ
-
Fabricantes: Ben Decor, Light Art
Descrição enviada pela equipe de projeto. Okkio é uma marca de cafés em Sai Gon. Como parte da continuidade ao projeto RED5, criado há três anos, nossa equipe pesquisou e analisou como manter a identidade da marca. Também destacamos o uso de cores e iluminação para criar uma impressão impactante em todos os visitantes.
Okkio foi inspirado por Wong Kar-Wai, um renomado diretor de Hong Kong. O design deste projeto é fortemente influenciado pelo filme 2046, que explora a ideia de um trem do futuro que retorna do ano 2046. Se Okkio Xuan Thuy representa o início do filme, Okkio Nguyen Sieu é inspirado no clímax do filme, onde o tempo começa a se misturar de maneira caótica. Okkio Nguyen Sieu é projetado como um trem futurista que leva os passageiros a um lugar onde podem reviver suas memórias, um lugar de onde ninguém jamais voltou.
A planta está no térreo, mas o espaço lembra um antigo porão, com teto baixo, vigas e colunas, e sem luz natural. Nossa equipe usou essas características para transformar o ambiente em um espaço onde faixas de cores se movem juntas, evocando o movimento dos trens.
A disposição dos espaços internos é inspirada em faixas de cor em movimento contínuo. A área de assentos e a zona de entrada, que inclui a recepção e o check-in, são organizadas de forma entrelaçada para que não interfiram umas nas outras. As portas de vidro deslizantes e as cortinas de plástico coloridas trazem flexibilidade ao espaço e destacam os efeitos de cor. A equipe de design cria diferentes layouts para o ambiente, ajustando a posição das portas e dos móveis, adicionando um toque de novidade ao espaço.
A fachada, os móveis e o bar seguem um padrão de faixas, criando um "espaço em movimento". Escolhemos verde e vermelho, cores contrastantes com um toque retrô, para destacar o edifício. Na fachada, o logo da Okkio foi alongado para formar faixas de policarbonato verde, que são combinadas com um sistema de LEDs. Isso destaca as cores durante o dia e cria um efeito visual à noite. Além disso, a equipe de design recuou todo o sistema de vidro da porta de entrada, criando um espaço externo com manchas verdes e pilares de arte com espelho. Esse recuo serve como área de buffer e check-in para o café.
O "caos" é refletido também no uso dos materiais e nas perspectivas. Devido à limitação da altura do teto e ao número de vigas, a equipe adicionou mais vigas para dividir o teto em várias seções. Espelhos grandes foram instalados em ângulos diferentes. Essas reflexões criam a sensação de um espaço mais alto e oferecem diversas perspectivas reflexivas de diferentes pontos de vista.
Além dos materiais do projeto anterior, como tinta texturizada e painéis de policarbonato colorido, a equipe da Red5 utilizou novos materiais, incluindo aço cromado, vidro listrado, vitral, espelho ácido e filme dicróico. O filme dicróico, as portas de vidro coloridas deslizantes e os sistemas de cortinas plásticas criam um efeito de movimento contínuo no espaço. A luminária do teto reflete-se nos painéis de vidro, mudando de cor conforme o ponto de vista do visitante.
A passagem contínua do tempo é representada pelos materiais e pela iluminação, criando faixas de cor por todo o edifício. Cada faixa de LED começa na fachada e se estende para o interior, integrando-se ao sistema de luzes pendentes, caixas de LED redondas nas paredes e lâmpadas de mesa de diferentes tamanhos e alturas. Esses sistemas de iluminação criam camadas e cenários de cor variados, que mudam ao longo do dia.
Na movimentada Rua Nguyen Sieu, o Okkio parece parado, mas está sempre vibrante com a movimentação de luz, cor e pessoas. Esse movimento ocorre em diferentes momentos – passado, presente ou futuro – e você nunca encontrará duas pessoas no mesmo "trem". Isso reflete a direção de Wong Kar-Wai em filmes como 2046 e In the Mood for Love, onde os personagens se encontram apenas em suas imaginações e nunca se encontram realmente. O projeto mistura memórias reais e imaginadas, criando uma sensação semelhante ao material usado: às vezes é possível ver através dele, outras vezes ele parece embaçado, e às vezes você pode se ver refletido.