-
Arquitetos: Leopold Banchini Architects
- Ano: 2024
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ferdinand Hodler pintou repetidamente montanhas refletidas nos lagos suíços. Ele era obcecado por essa paisagem dupla invertida, constantemente evoluindo com o céu em mudança e o movimento criado pelo vento soprando na superfície da água. Em 1867, aos 14 anos, ele pintou seus primeiros lagos e os vendeu para turistas que passavam. Em 1918, cinquenta anos depois, ele morreu em Genebra, deixando para trás alguns esboços inacabados do Mont-Blanc refletido no Lago de Genebra, vistos da sacada de seu apartamento.
A Casa Montasser fica ao lado do belo Lago de Genebra, de frente para os Alpes. Como uma reação à majestosa paisagem, o volume tenta permanecer o mais simples e humilde possível. A longa fachada simples é uma tela em branco refletida em um espelho d'água do mesmo comprimento. Uma única janela longa se abre para um terraço flutuante, novamente de dimensões semelhantes.
O reflexo da chaminé se torna a escada, levando à piscina. Um bloco errático, transportado pelos antigos glaciares dos Alpes até a costa do lago, repousa sobre a superfície da água. A fachada principal é uma reflexão simétrica, um tributo à linha horizontal que separa as montanhas imponentes e o lago na obra de Hodler.
A planta retangular alongada, altamente limitada pelas regulamentações de construção, se desenvolve em três níveis. Enquanto os espaços de estar do térreo se abrem amplamente para os arredores, os quartos subterrâneos se abrem para um pátio fechado e inacessível, preenchido com uma fina camada de água da chuva coletada do telhado. A luz reflete nos dois recipientes de água antes de entrar na casa, projetando suas reflexões dançantes nas paredes e no teto de madeira.