Casa Cor de Sal / Rómulo Neto

Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, PrateleiraCasa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Imagem 3 de 42Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, CadeiraCasa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, EscadaCasa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Mais Imagens+ 37

Gafanha da Encarnação, Portugal
  • Arquitetos: Rómulo Neto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artbel, Branislav Mihajlovic, Climacom, Cruzeiro Seixas, LOVE Tiles, Lianete Martinez, Margres, Mueblo design, Nana Del Riego, Nuno Horta, OutraLuz, Paulo Neves, Sanindusa / Valadares, Valadares
  • Arquiteto Responsável: Rómulo De Almeida Neto
  • Colaboração: Luís Barbeiro, Liliana Dias
  • Construtora: José Manuel de Jesus Capela
  • Engenharia: Eng. José Lopes; Eng. João Pedro Festas; Eng. Lígia Santos; Eng. Norberto Presa
  • Decoração De Interiores: Rómulo Neto Arquitectos LDA
  • Cidade: Gafanha da Encarnação
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "casa cor de sal" situa-se em frente ao designado canal de suas águas e vegetação circundantes, as cores e os odores que emanam, remete-me ao meu passado, casa de meus pais, onde cresci e vivi largos anos, sob essa atmosfera de cariz marinho.

Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Escada
© Ivo Tavares Studio
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Imagem 32 de 42
Planta - Térreo
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Imagem 9 de 42
© Ivo Tavares Studio
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Imagem 33 de 42
Planta - 1° Pavimento
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Ao idealizar e conceber o projecto desta minha casa acarretou-me um enorme desafio. Com efeito, condensava em mim a figura criadora de arquiteto e de igual modo a figura usufrutuária de um cliente exigente. No início, o conflito das figuras, obnubilou a clareza e a objectividade necessárias à conceção, todavia, com o tempo e com a maturação de alguns aspectos do projecto, o resultado foi, na minha modesta opinião, duplamente conseguido.

Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Mas outros desafios se impuseram solucionar. A partilha do mesmo espaço com outra pessoa, minha mulher, gerava compulsões e preocupações distintas no quadro das idiossincrasias de cada um, designadamente, como queriam habitar e viver a casa. Assim, partilhar o mesmo espaço, implicava, compreender o outro, e obrigava transacionar com ela, conceitos de estética e funcionalidade e abdicar, por vezes, de linhas mais eruditas e menos experimentadas de arquitetura.

Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Os materiais eleitos para a construção, revolutearam no cerâmico, nas madeiras, no alumínio. Nas cores predominou o branco como elemento primário de toda a casa, salgando-a em quase todos os seus recantos com canastras de branco. Foi fundamental criar uma íntima relação do interior com o exterior. Pra tanto, foi desenhado um pátio interior com intuito de criar uma ponte com a fachada sul da casa e para se conseguir uma gambiarra de luz natural para todos os seus compartimentos. Foram criados meios pisos, para que o piso da cave não estivesse exposto a eventuais inundações pela subida do lençol freático e que a dinâmica vertical existisse entre os pisos.

Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

A zona social situou-se no piso superior, zona essa, ampla e com um pé direto muito generoso com olhos atirados à ria. Espaço para receber família e amigos em dias festivos, articulado com o terraço na cobertura, farol da habitação onde se pode usufruir de uma vista mais direta e circundante sobre a ria. A poente fixou-se um grande ripado vertical tentando dissimular a convivência com as outras construções mais degradadas e improvisadas pelas gentes locais da Costa.

Casa Cor de Sal  / Rómulo Neto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cor de Sal / Rómulo Neto" 16 Set 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1021156/casa-cor-de-sal-romulo-neto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.