-
Arquitetos: Fernandes Atem Arquitetos
- Área: 239 m²
-
Fotografias:Felipe Petrovsky
-
Fabricantes: Biancogres, Cerâmica Portinari, Deca, Fortstone Brazil, Mosaicos Colares, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A solução tira partido da posição privilegiada na extremidade do condomínio, em um terreno de esquina, o que permitiu a ampla abertura da casa em direção à área externa na face norte. A casa é marcada pela horizontalidade da laje em concreto aparente, pela paleta de materiais reduzida e pela generosidade das aberturas, que buscam ampliar o horizonte e trazer a fruição da natureza (paisagem, luz e vento) para o cotidiano.
As áreas sociais (escritório, estar, jantar e cozinha) são espacialmente integradas, setorizadas apenas pelo mobiliário. A paleta de materiais privilegiou a neutralidade para que móveis e objetos sobressaissem. Na cozinha e demais áreas molhadas o ladrilho hidráulico comparece para conferir personalidade e ajudar na proteção da incidência do sol poente. A casa se destaca no contexto do condomínio por ser térrea. A laje, que confere unidade e abrigo, avançou até os limites permitidos para criar o máximo de sombra. A proteção é feita por camada de argila expandida. Um trecho foi vazado para permitir a entrada de luz e vento. Acima dela apenas clarabóias e abrigo de equipamentos (máquinas e reservatório) pousam suavemente.
Os ambientes íntimos da casa foram concebidos com a mesma intenção das demais áreas. O espaço continua sendo o protagonista. O mobiliário é austero, mínimo. A luz, tanto natural quanto artificial, transforma as cores ao longo do dia. Os banheiros, situados no centro da planta, são iluminados por meio de clarabóias. A laje em concreto comparece em todos os espaços.