-
Arquitetos: Architrip Inc.
- Área: 58 m²
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado nos subúrbios da cidade de Sukagawa, na província de Fukushima, Japão. Com 400 m2 ele é amplo o suficiente e, combinado com o rico ambiente natural da região ao redor, é um lugar espaçoso e agradável para se viver. Os proprietários são uma família de quatro pessoas, um casal jovem e seus dois filhos pequenos. Quando os conhecemos pela primeira vez, percebemos uma expectativa em relação à vida futura e uma atitude positiva em criar seu próprio estilo de vida. Como estávamos construindo uma casa em um ambiente abençoado, propusemos um estilo de vida em que a riqueza da vida familiar não se limitasse à casa, mas se estendesse ao jardim também. Posicionamos todas as áreas molhadas no centro da casa e criamos espaços de convivência que cercam essas instalações.
Como o espaço é fluido, as crianças podem correr livremente e passar seu tempo à vontade na casa. A continuidade do espaço de convivência permite que os moradores sintam a presença dos demais membros da família em diferentes lugares, e o layout facilita a comunicação natural. Também criamos um piso de terra e espaços sob os beirais ao redor da casa. O piso de terra permite uma caminhada ao redor da casa, e a área onde se pode sentar é como uma varanda onde a família pode passar tempo reunida. O piso de terra serve para conectar suavemente o interior e o exterior da casa.
Queríamos criar uma casa na qual o rico terreno pudesse ser incorporado à vida diária dos moradores, e na qual eles pudessem descobrir uma variedade de prazeres cotidianos. O espaço interior foi projetado para ser amplo, integrando o sótão. As janelas voltadas para o piso de terra foram projetadas para abrir para fora, criando visualmente uma sensação de continuidade e expansão para o exterior. O espaço interior é compacto, com aproximadamente 60 m2, mas quando o ambiente exterior (piso de terra e espaço sob os beirais) é incluído, a casa tem aproximadamente 100 m2. Os custos de construção, utilidade e manutenção mudam em proporção ao tamanho da casa. A geração que está criando filhos agora tende a construir casas grandes, e como a estrutura familiar em questão mudará no futuro, queríamos projetar um lar que fosse fácil de limpar e manter diariamente, mas que também crescesse juntamente com a família que vive nele.
O interior da casa é feito com estrutura de madeira, e muitas das paredes internas são cobertas com compensado de lauan para facilitar que o cliente, um entusiasta de DIY, faça várias modificações. Trilhos para divisórias e cortinas foram inseridos previamente nas extremidades inferiores das vigas para que o espaço possa ser flexivelmente dividido e expandido de acordo com a fase de vida da família. Nosso objetivo é criar um lar que cresça com a família enquanto acrescenta cor às suas vidas.