-
Arquitetos: Dubbeldam Architecture + Design
- Área: 93 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Riley Snelling
-
Fabricantes: Herman Miller, Blanco, Caesarstone, Crate & Barrel, DWR, Dark Tools, Fisher & Paykel, JØTUL, Klaus, LightForm, Mettro Source, Muskoka Custom Carpentry, Riobel, Schoolhouse , Smeg, Stone Tile, TPL Lighting, Taps Bath, Toto, Unik Parquet, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. A menor cabana entre as que se encontram espalhadas por propriedades familiares em Muskoka, o Bunkie on the Hill serve como um espaço de descanso para um cliente voltado para a família. Projetada pelo escritório Dubbeldam Architecture + Design, o Bunkie está escondido entre as árvores no topo de um íngreme declive, proporcionando um espaço tranquilo longe da agitação das casas de famílias abaixo. Uma interpretação contemporânea da tradicional forma de A evoca a cabana clássica no bosque, diferenciada por volumes de telhado deslocados. Lembrando as camadas sobrepostas de rocha na paisagem ao redor, o design do telhado dividido apresenta dois beirais que se cruzam, criando oportunidades para aberturas de janelas onde os volumes do telhado se separam.
Essas janelas oferecem vistas selecionadas: um lado mostra as copas das árvores e o outro, o lago abaixo. Elas também permitem que a luz natural entre na cabana, refletindo nos ângulos agudos do telhado e criando linhas e sombras marcantes. O design do telhado dividido cria duas elevações distintas: uma fachada alta e estreita com vidro voltada para o lago e uma fachada mais larga e opaca voltada para a floresta, com um recorte para a entrada coberta no lado oeste. A entrada da cabana, localizada no meio da fachada lateral, possui um caminho com uma tela de cedro ripado que reflete os troncos das árvores visíveis através das janelas. As ripas de cedro são iluminadas pela luz do oeste que passa por suas aberturas, criando um jogo dinâmico de luz e sombras que destaca a beleza do material e oferece uma experiência envolvente para os visitantes.
O interior do Bunkie é funcional, apesar de seu tamanho compacto. Pequenos nichos ao longo do espaço abrigam prateleiras de armazenamento ou bancos embutidos. Cada área interna foi projetada para oferecer vistas enquadradas da floresta ao redor ou do lago abaixo. O mezanino superior inclui uma mesa embutida, com vista para a sala de estar no nível inferior e para o lago, além de um espaço extra para dormir. O quarto, localizado na parte de trás, tem uma grande janela que proporciona vistas imersivas da floresta.
Materiais naturais foram escolhidos para harmonizar com a paisagem rústica ao redor do Bunkie. A fachada de madeira cinza contrasta com o cedro natural das sancas e da tela que emoldura a entrada, apoiada na base de concreto bruto. No interior, foram usados piso de carvalho, compensado de bordo e revestimento de cedro, com janelas emolduradas por um tom escuro de carvão, bancadas de pedra cinza e móveis que acrescentam toques de cor. Heather Dubbeldam, a principal do escritório, explica a variedade de madeiras usadas para diferenciar os planos do espaço: "Utilizamos painéis brancos para as paredes internas, as divisórias são revestidas com compensado de bordo, e o teto é feito com ripas de cedro vermelho do oeste, trazendo ainda mais da floresta ao redor para dentro", observa.
Materiais e métodos de construção sustentáveis foram fundamentais tanto para o cliente quanto para Dubbeldam. As paredes externas foram espessas para servir como isolantes passivos, com um valor R superior a 40, e têm janelas com vidro triplo, permitindo o uso de um sistema de aquecimento mínimo no espaço abaixo. Vigas Flitch foram usadas para eliminar pontes térmicas, mesmo com a estrutura de aço. Para evitar a necessidade de detonação, o Bunkie foi elevado acima do nível do solo, e sua fundação foi construída sobre as rochas naturais, permitindo que a estrutura se assentasse suavemente na paisagem. Os produtos de madeira utilizados são certificados pelo FSC, e as poucas instalações hidráulicas e de iluminação são de baixo consumo de água e energia. A aparência dos materiais ao longo do tempo é intencional: com os anos, o Bunkie se mistura novamente com a paisagem florestal ao redor.