-
Arquitetos: #1028 Arquitectura y Paisaje
- Área: 12 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Carlos Palacios
-
Fabricantes: Indumadera
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sua irmã pequena cresce e se torna sua cliente. Ela pede para transformar um terraço residual de 12 m2 em seu ateliê de cerâmica, um espaço que seja um reflexo dos objetos que abrigará. Os elementos que usaríamos para conseguir isso: uma pérgola de madeira, alguns brises e uma fachada. Como fazer com que esses elementos cotidianos gerem um espaço enriquecedor para o trabalho de uma ceramista?
Uma esfera, ajustada entre a pérgola e o chão, transforma os brises em uma cúpula. Esse raio se reflete na parede de fundo e na fachada, conferindo um toque clássico ao design. Sob a "cúpula", o torno gira, proporcionando um espaço que lembra um pequeno presbitério. Minha irmã pode trabalhar aqui com a sensação de estar em um lugar especial, quase sagrado.
A pérgola de madeira se apoia nas paredes e sustenta as molduras de metal que criam uma cobertura em duas águas. Sob essa estrutura, os brises-cúpula, o semiarco da fachada e as prateleiras combinam metal amarelo e madeira de pinus, criando um espaço funcional e esteticamente agradável.
Para Maria José, a cerâmica é uma mistura de design, artesanato e mindfulness. Gosto de pensar que este ateliê é uma encarnação dos dois primeiros. Espero, irmã, que este espaço te proporcione a inspiração e a paz que você precisa para alcançar o último.