-
Arquitetos: be.bo
- Área: 310 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Leonardo Costa
-
Fabricantes: Concreto Abstrato, DV Gabriel, Decortiles, Ekko Revestimentos, Light Design Exporlux, Lutèce Puro Linho, Vent Decor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu de um sonho compartilhado por um casal que amava o lugar onde vivia há muitos anos, no Itanhangá, no Rio de Janeiro. A casa em que moravam já não condizia com os seus desejos de vida. Eles queriam algo mais simples, prático, sem excessos, com muita beleza e um jardim generoso. A disposição linear da construção, posicionada ao longo do limite longitudinal do terreno, foi planejada para favorecer a entrada principal por um caminho verdejante, maximizando os jardins e preservando quase todas as árvores existentes. O acesso prático para os carros e as áreas de serviço foram estrategicamente posicionadas na parte frontal do terreno, enquanto os espaços íntimos ficaram ao fundo. No encontro entre esses espaços, está a sala de jantar aberta, celebrando o desejo dos clientes de comer ao ar livre. A grande surpresa veio ao visitar o terreno: a posição escolhida da casa trazia com ela um enquadramento perfeito da Pedra da Gávea, um deleite para os olhos dos moradores.
Buscando uma concepção mais "verde" e acolhedora, o estudo inicial considerava a construção da casa em CLT (Cross Laminated Timber), onde acabamento e estrutura se integrariam. A fachada receberia tratamento com a técnica japonesa shou sugi ban como uma forma de proteção às intempéries. Avançamos com o conceito até que o cliente, preocupado com a durabilidade e manutenção, optou por uma obra mais tradicional, mas mantendo o mesmo resultado estético. Decidimos, então, usar ripas de concreto que imitavam tábuas de madeira carbonizadas na fachada e, para conservar o mesmo contraste acolhedor, algumas paredes internas foram revestidas com chapas de compensado naval de pinus. Os toques de cor ficaram reservados aos quartos dos filhos — verde claro e verde escuro — e aos elementos decorativos de total curadoria do cliente.
Toda a casa recebe luz natural em abundância e interage harmoniosamente com os jardins, o que garante a experiência de um morar deliciosamente ventilado e solar. Cada ambiente conta com decks externos que promovem uma conexão íntima e constante com a natureza, e claraboias posicionadas na sala de jantar e banheiros permitem que o céu se torne parte integrante do dia a dia. A linearidade se apresenta também na circulação interna responsável pelo acesso a todos os cômodos, com um ritmo marcado pelos montantes intercalados com vidros e seguidos em toda a extensão por um longo banco.