-
Arquitetos: Uffizi Arquitetura
- Área: 420 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Renato Nishimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando fomos visitar o local do projeto com o cliente, notamos algumas particularidades que podemos dizer que foram direcionadores do que se tornaria a projeto. Ao chegar notamos a sensação bucólica e de paz. O terreno, em um condomínio na cidade de Campinas, era voltado para uma fazenda. Com vista ampla podíamos observar a Maria Fumaça passando, neste momento já se revelava ou sugeria o direcionamento das vistas da casa.
Outra peculiaridade do terreno de quase 1000m2, era o formato de apenas 3 lados, sendo um uma grande curva, com uma forma semelhante à de um campo de baseball e com aclive entorno de 4m. Com esta forma já percebemos que a implantação não seria ortogonal e que seria interessante aproveitar a cota mais alta. Ao criar o projeto, a intenção era de criar no piso superior duas áreas distintas para contemplar as vistas. Uma para o casal e outra para toda a família e convidados. Desta ideia de duas alas, com uma varanda em cada extremidade, associado ao formato e topografia do terreno, surgiu a forma que de certa maneira remete as asas do 14-Bis, avião de Santos Dumond.
Para o piso térreo, a ideia era contemplar. Para isso o envidraçamento total para o jardim e a fazenda. Desta forma o superior com seu formato de asas parece flutuar sobre o terreno. Tudo foi favorecido pela leveza e sofisticação da estrutura metálica e assim surgiu a Casa 14-Bis.