-
Arquitetos: Buero Wagner
- Área: 75 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Kim Fohmann, Buero Wagner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pequeno bar de rum Campana del Rey está localizado no coração da cidade antiga de Munique, no segundo subsolo de um pequeno edifício residencial. O porão abobadado provavelmente data do século XVI. Os andares superiores passaram por várias fases de conversão.
Como parte de uma reestruturação do edifício, a casa foi reconstruída do segundo andar para cima e estendida para baixo até um terceiro nível de subsolo. O porão abobadado, que tinha apenas cerca de 1,70 m de altura, foi ampliado e escavado manualmente, e os suportes e paredes de tijolos foram gradualmente reforçados. Durante esse processo, os bancos, o bar e a mesa alta também foram concretados diretamente sobre os reforços, assim, eles formam simultaneamente as fundações e os móveis. Os convidados e o edifício se apoiam nas novas fundações, que sustentam o prédio. Isso também cria uma separação clara entre a extensão e a estrutura histórica do edifício. As estruturas de tijolo existentes não receberam interferências. Várias camadas de reboco foram removidas e sua aparência original foi exposta. Apenas as áreas molhadas foram revestidas e protegidas com uma pedra natural vermelha. As bordas rústicas dos blocos de pedra mostram que não houve desperdício e o bloco inteiro pôde ser processado sem perdas.
Algumas tubulações foram fixadas sob o teto de concreto na área do bar enquanto os sistemas de aquecimento e ventilação estão localizados no piso. A abóbada em si foi mantida livre de instalações, exceto pela iluminação e som. Banquetas para dois e três lugares feitas de alumínio sólido foram fabricadas como contrapontos aos sistemas metálicos. As cadeiras e superfícies de concreto são estofadas em couro preto. Uma cortina de couro também forma a extremidade frontal do bar. Metade dela foi feita com sobras e retalhos da produção de estofados e esconde passagens e uma prateleira. Os bancos estão deliberadamente presentes em toda a área do bar. Ao organizar as alturas e distâncias entre eles, teve-se muito cuidado em criar diferentes posições e, assim, diferentes áreas de comunicação.
Em alguns casos, o espaçamento e a disposição foram escolhidos para que as pessoas pudessem se retirar para um espaço íntimo. Outros foram organizados para facilitar o início de uma conversa com a outra pessoa. Os espaços entre eles são usados para colocar bebidas, servindo também como afastamento entre as diferentes zonas. O bar em si foi planejado como um grande elemento sólido e central sem barreiras. Uma grande mesa plana tem como objetivo promover a imediata comunicação e interação entre as pessoas.