Casa Número 7 / Charang Architecture Studio

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Khatereh Eshghi

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de ExteriorCasa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Concreto, CorrimãoCasa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de InterioresCasa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoCasa Número 7 / Charang Architecture Studio - Mais Imagens+ 30

Yazd, Irã
  • Arquitetos Responsáveis: Amin Neyshaburi
  • Equipe De Projeto: Sajjad Ehrampoosh, Ghazal Attarha, Ali Fatemi, Kimia Maleki
  • Equipe Técnica: Ehsan Afshari, Mostafa Khoobyari, Mahmood Abrishami
  • Cidade: Yazd
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior
© Khatereh Eshghi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Número 7 é a sétima de uma série de exercícios voltados à criação de uma nova experiência espacial. Ela foi construída em um terreno de 155 metros quadrados em uma área de desenvolvimento recente em Yazd. A casa foi projetada para o Sr. e a Sra. Hasani e seu filho, que está prestes a nascer, em um bairro onde a maioria dos terrenos ainda é de áreas não desenvolvidas ou em construção.

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Concreto, Corrimão
© Khatereh Eshghi
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Imagem 23 de 35
Planta - 1° Andar
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Khatereh Eshghi

Os requisitos do cliente incluíam vários espaços, como um escritório, um quarto para os pais, um quarto para as crianças e um quarto para a família do cônjuge — que frequentemente viajava entre Yazd e Teerã, já que não eram originalmente de Yazd e compartilhavam uma parte da casa. Isso nos levou a projetar a casa como um duplex. O Sr. e a Sra. Hasani desejavam grandes janelas voltadas para o exterior. No entanto, considerando as questões de privacidade e visibilidade, que são muito importantes em cidades religiosas como Yazd, e a necessidade de os vizinhos não terem vistas diretas, o projeto evoluiu para incluir uma fachada sólida na parte frontal. Atrás dessa fachada, criamos um pátio de dois andares, com todas as aberturas voltadas para esse espaço. Esse design não apenas garantiu privacidade, mas também proporcionou uma experiência espacial única, tornando-se o ponto central do projeto.

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão
© Khatereh Eshghi
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Janela, Corrimão
© Khatereh Eshghi

Os movimentos, as escadas amplas, a ponte sobre a viga e o jogo de luz entre os espaços e pátios, que podem parecer incomuns, convidam à exploração de diferentes áreas e ao cruzamento de limites. Isso criou uma nova experiência espacial e uma variedade de novos ambientes. A escada que se estende da fachada sobre os pátios, as escadas do andar inferior e o caminho que leva ao telhado, continuando pela ponte acima da cidade, formam sequências variadas e proporcionam uma experiência inovadora. Essa jornada parece não ter fim.

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Khatereh Eshghi
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Imagem 29 de 35
Localização do Terreno
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Khatereh Eshghi

A introversão do edifício não resulta de uma imitação consciente da arquitetura do passado, mas sim de uma reflexão sobre o estilo de vida, a história e o ambiente do arquiteto, do cliente, dos vizinhos e da cidade, todos focados em criar um lar e uma sensação de tranquilidade. A mentalidade do arquiteto está profundamente ligada à experiência de viver por anos dentro do contexto tradicional de Yazd. Seus pensamentos e reflexões se entrelaçam com esse tipo de casa, além do respeito que têm pelos vizinhos e pela comunidade.

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Imagem 14 de 35
© Khatereh Eshghi
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Imagem 33 de 35
Diagrama do Sol em Cubo
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Khatereh Eshghi
Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Imagem 7 de 35
© Khatereh Eshghi

A Casa Número 7 é a sétima de 13 projetos desenvolvidos pelo estúdio para abordar questões específicas em cada um e atender às necessidades imediatas do cliente. Este projeto incorporou elementos de outros trabalhos, incluindo o uso de cores. O azul foi escolhido para indicar a seclusão interna, enquanto o verde trouxe uma sensação de tranquilidade. Ao longo da jornada espacial, as cores funcionam como sinais: o verde sinaliza a proximidade de um espaço mais calmo, enquanto o azul indica a presença de uma área isolada. Devido às condições econômicas no Irã, foram utilizados materiais simples e acessíveis, como o cimento, que não foi aplicado de maneira delicada ou polida.

Casa Número 7 / Charang Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Khatereh Eshghi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Número 7 / Charang Architecture Studio" [House Number 7 / Charang Architecture Studio] 25 Set 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1021345/casa-numero-7-charang-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.