-
Arquitetos: C.F. Møller Architects
- Área: 83000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Peter Sikker Rasmussen, Silas Andersen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de adaptação climática em Vorup, perto de Randers, aborda os desafios climáticos da cidade, tanto os atuais quanto os futuros, convertendo a área natural vizinha, Storkeengen (Pântano da Cegonha), em um parque público. Além de integrar estratégias de resiliência climática, o parque aproxima o delta natural do rio Gudenå (o mais longo da Dinamarca) do centro de Randers e de seus habitantes.
Em Storkeengen, as medidas de adaptação climática não só controlam o aumento das águas pluviais, como também valorizam a área. Isso ocorre ao integrar soluções técnicas visíveis para o tratamento de águas residuais com espaços para lazer e contato com a natureza, tornando a área mais acessível e trazendo novas experiências naturais para o centro de Randers.
Com novas rotas de canalização de águas pluviais em Vorup, a água coletada de telhados, estacionamentos e estradas é direcionada para Storkeengen. Lá, ela passa por bacias de purificação, projetadas como áreas naturais alagadas, antes de seguir para o rio Gudenå. Um dique entre Storkeengen e o Gudenå garante que a água da chuva seja bem purificada e protege as áreas baixas de Vorup contra enchentes. Além disso, o dique cria novos caminhos que ligam o centro de Randers às áreas naturais a oeste.
Storkeengen é um projeto de adaptação climática que respeita a natureza, incluindo soluções técnicas para o tratamento de águas residuais, projetadas para realçar as características dos pântanos. Para melhorar o acesso e a experiência na natureza, foram criados novos caminhos e platôs de atividades, permitindo que a flora e fauna únicas de Storkeengen e o habitat dinâmico dos pântanos sejam explorados de perto. Esses platôs também possibilitam observar o gado que pasta na área, aproveitar o pôr do sol ou navegar pelo rio Gudenå de canoa.