-
Arquitetos: ab² arquitectura
- Área: 580 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Joan Torres Photo and Film
-
Fabricantes: Jaquar, Legrand / Bticino, Mastella design, Quadro Design, SCIC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no município de Calvià, Espanha, em uma área residencial próxima à praia e com vista para o mar. O entorno é marcado pela acentuada inclinação do solo e pela vegetação composta por pinheiros de grande porte existentes no terreno e no espaço verde protegido que faz divisa com o lote. À primeira vista, a Casa Sky se destaca por ser uma caixa de concreto aparente que se apoia levemente sobre alguns muros, oferecendo a sensação, para quem a contempla à distância, de que a caixa flutua acima da água da piscina e dos arbustos do jardim.
No interior da residência unifamiliar, a monumentalidade do concreto aparente se desvanece pela forte relação que os espaços mantêm com o exterior e, em especial, com a vegetação e o mar. Seja através de terraços, a partir dos quais se contempla o mar, ou por meio de aberturas que emolduram a vegetação que rodeia a casa, o interior permanece sempre em estreito contato com o exterior, desfocando os limites dos espaços e propiciando que as atividades se desloquem para fora.
Os ambientes destinados ao uso diurno estão localizados no térreo, em contato com o terraço, a piscina principal e o espaço ajardinado. No primeiro andar estão os quartos em conexão com o mar por meio de um terraço alongado que percorre a fachada principal e tem como função principal proteger da chuva e do sol mediterrâneo. O andar superior é tratado como uma área de lazer onde existe uma segunda piscina de menor dimensão. Enquanto no subsolo encontramos o estacionamento e áreas de serviço.
O paisagismo pretende ser sensível à vegetação existente e se integrar com o entorno, por isso, decidimos utilizar diferentes plantas nativas das ilhas, o que favorece um baixo consumo de água e manutenção. Dessa forma, a arquitetura de Mallorca se mistura com o entorno sustentável das Ilhas Baleares.