-
Arquitetos: maxime mangold architect
- Área: 40 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:do mal o menos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O PIF é um bar de vinhos com cerca de 40m2, localizado em Lisboa, no bairro dos Anjos e é um local que combina o informal e a elegância numa freguesia que está em rápida evolução. O espaço, localizado no piso térreo de um edifício de gaveta, goza de uma localização privilegiada em "varanda" no cruzamento da rua maria Andrade e da rua Maria. Esta situação particular é a base do conceito arquitetónico do espaço.
Como um palco de teatro, o espaço totalmente monocromático reforça esta relação estreita entre o exterior e o interior, entre o público e o privado. Por dentro, a rua é encenada por grandes janelas, por fora o bar é visto como uma continuação da rua, um espaço público domesticado. As cores e materiais do projeto são inspirados no piso de mosaico hidráulico existente e beneficiam a valorização do património arquitetónico, o passado e o presente estão ligados num objetivo comum. É um espaço doméstico, um ambiente confortável onde a experiência espacial é totalmente oferecida ao visitante. O projeto utiliza os diferentes elementos de forma subtil para pontuar o monocromático e hierarquizar o espaço. O balcão foi especialmente desenhado para o local e em metal laqueado bege e a sua extrema simplicidade formal centraliza o projeto sem lhe roubar o protagonismo. Tal como numa antiga biblioteca, uma escada deslizante dá acesso aos vários vinhos, mas também ao escritório privado situado na mezzanine. Este espaço criado joga com o pé direito alto e o ripado de madeira intima o acesso às instalações sanitárias.
No centro do volume destaca-se uma luz néon curva tridimensional, um objeto de vidro soprado desenhado em colaboração com o artista Hugo Cantegrel. É uma peça única, leve e inebriante que tem as suas origens nas danças populares resultantes do esmagamento das uvas. Expressa este momento tão especial de embriaguez e de desequilíbrio controlado.