-
Arquitetos: Projject
- Área: 220 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Junning Yang
-
Fabricantes: Aloft, LvBai Architecture Material, Sofia Stone
Descrição enviada pela equipe de projeto. O GEMPOT está localizado na nova comunidade da Costa Norte de Anaya. Situado na ampla margem do rio, o restaurante oferece vistas para as águas tranquilas. Poucos passos atrás do rio, em contraste com as ruas vibrantes, há um conjunto de 12 edifícios contemporâneos e futuristas. Essas estruturas brancas de baixa altura estão dispostas de forma escalonada, criando uma beleza sutil e quase etérea. Os visitantes passeiam pela área, explorando curiosamente as diversas lojas e restaurantes boutique que ocupam os edifícios, proporcionando a sensação de caminhar por uma encantadora caixa de curiosidades. O restaurante é como uma joia escondida, com apenas vislumbres de seus detalhes arquitetônicos intrigantes visíveis de diferentes ângulos, despertando a curiosidade. Ao virar uma esquina, como se um segredo estivesse sendo revelado, os visitantes descobrem as deliciosas surpresas culinárias que estão escondidas lá dentro.
O nome GEMPOT é inspirado na ideia de tesouros. A estratégia do projeto baseia-se nas iguarias da terra e do mar, representadas como joias preciosas e pérolas. Extraímos a beleza das formas e texturas de antiguidades de tesouros e transformamos esses elementos em gráficos, integrando-os de forma harmoniosa à identidade da marca e ao design do espaço.
O projeto espacial amplia o conceito da caixa de curiosidades para uma escala mais rica e variada. Assim como a encantadora e surpreendente forma de abrir uma caixa de curiosidades, com suas relações espaciais intrincadas e em camadas, uma caixa de 28x32 cm pode abrigar dezenas de tesouros preciosos. Ao incorporar numerosos gavetões, portas deslizantes e mecanismos de abertura, além de criar aberturas com formas artísticas, o projeto enfatiza o processo de abrir, descobrir, manusear e armazenar tesouros. Esse processo é extremamente refinado, fundamentado em um trabalho artesanal meticuloso.
Curiosamente, o edifício que abriga o GEMPOT apresenta muitas semelhanças de projeto com a caixa de curiosidades. Ambos utilizam um método de empilhamento de diferentes volumes, criando diversas aberturas, sobreposições, alinhamentos, fechamentos e cortes, resultando em uma experiência espacial dinâmica e escalonada. Essa lógica de design é aplicada de forma consistente tanto nas escalas arquitetônicas quanto nas menores.
O projeto espacial do restaurante amplia esse conceito em várias escalas e dimensões. As aberturas na fachada do edifício estão distribuídas em um padrão que parece aleatório, oferecendo vistas diversas e cuidadosamente selecionadas, tanto para o interior quanto para o exterior. As janelas funcionam como gavetas e portas na caixa de curiosidades, emoldurando cada vista como se fosse um "tesouro" em exibição. O edifício original possui uma estrutura de três andares com uma forma escalonada, permitindo que a luz natural entre abundantemente pelas fachadas e pelo teto.
Optamos por preservar esse layout único, integrando novas áreas funcionais, como a cozinha, o bar de sobremesas e as áreas com assentos, em volumes recém-construídos. Esses volumes são interconectados por elementos projetados, como escadas, corredores e iluminação, garantindo um fluxo contínuo e melhorando a experiência geral de jantar.